Olhar estrangeiro: atacante argelino começou carreira em time da 5ª divisão

Kamal Hassani

Do Compétition (Argélia)*

  • REUTERS/Mike Hutchings

    Slimani, que joga no Sporting, é o destaque da Argélia na Copa do Mundo

    Slimani, que joga no Sporting, é o destaque da Argélia na Copa do Mundo

Encontrar uma rede estava além do alcance de Islam Slimani. Quando o atacante do Sporting de Lisboa era um menino crescendo em Ain Bénian, a oeste de Argel, ele não podia pagar nem por um rede e nem por uma vara, então ele e seus amigos costumavam se sentar nas pedras próximas do belo porto local, e pescavam com garrafas plásticas presas a pedaços de barbante. Agora ele é o peixe que os clubes das maiores ligas do mundo estão tentando pescar.

West Ham e Crystal Palace já fizeram sondagens de valores sobre o jogador de 25 anos do Sporting, onde ele tem contrato até 2017. Foi uma longa jornada desde que ele começou como amador na adolescência no WBAB, em sua cidade natal, na quinta divisão do futebol argelino. Ele causou impressão suficiente ali para ser recrutado pelo JSM Chéraga, da terceira divisão, onde passou vários meses no time júnior antes que seus gols convencessem a diretoria a lhe dar uma chance na equipe principal: uma decisão que provou ser acertada, já que ele concluiu a temporada com 18 gols. Era hora de outra promoção; em 2009, o CR Belouizdad pagou o equivalente a 7 mil libras para trazê-lo para a primeira divisão.

Slimani precisou de tempo para se adaptar às exigências da vida no imensamente popular clube da capital, mas já em sua segunda temporada ele se estabeleceu como titular, terminando com 10 gols marcados. Em maio de 2011, ele marcou na incrível vitória por 7 a 1 sobre o JS Kabylie. Sua movimentação constante e proeza nas bolas altas lhe renderam aclamação nacional.

Ele conseguiu sua primeira convocação para seleção argelina em maio de 2012, entrando no segundo tempo na vitória por 3 a 0 em casa sobre Níger. Uma semana depois, ele marcou seu primeiro gol pela seleção, uma gol de cabeça primoroso que ajudou a Argélia a vencer Ruanda por 4 a 0, nas eliminatórias da Copa do Mundo. Aquele gol pareceu injetar confiança no jogador e deixou ainda mais encantado com ele o técnico da seleção nacional, Vahid Halilhodzic, que manteve Slimani como titular da seleção desde então. Seu retrospecto pela seleção é de nove gols em 18 jogos.

Slimani passou a ser procurado por clubes da Europa, especialmente quando ficou disponível de graça após vencer uma disputa contratual com o Belouizdad. O jogador alegou que o clube não cumpriu o compromisso de lhe fornecer um apartamento e a federação de futebol argelina decidiu a seu favor. Foi concedido ao jogador o direito de encerrar seu contrato e considerar ofertas de outras partes. Ele estava prestes a assinar com o Nantes, mas o Sporting veio com uma proposta melhor e, em agosto de 2013, ele foi para o clube português.

Ele começou a temporada pelo Sporting como reserva, mas logo conquistou a reputação de causar impacto ao entrar em campo. Em março, ele já tinha tomado o lugar de Fredy Montero como atacante titular e justificou essa decisão marcando quatro gols em quatro jogos, incluindo o que deu a vitória contra o Porto.

Ainda há espaço para Slimani melhorar. Sua concentração era questionada na Argélia desde uma apresentação errática nas eliminatórias contra Mali, quando perdeu muitas chances, mas desde que se transferiu para Portugal, ele tem exibido sinais claros de progresso e crescente maturidade. Ele costumava ser um cabeça quente que levava muitos cartões por discussões e faltas estúpidas, mas esse comportamento raramente é visto agora, um desenvolvimento pelo qual Halilhodzic merece algum crédito, já que o técnico da seleção tem trabalhado com afinco para ajudar o jogador a melhorar todos os aspectos de seu futebol. Escolhido o jogador argelino do ano em 2013, Slimani deverá causar muita dor de cabeça para as defesas adversárias no Brasil.

Como joga a Argélia

Após ter sido demitido como técnico da Costa do Marfim três meses antes da última Copa do Mundo, Vahid Halilhodzic agora atuará como técnico no torneio pela primeira vez. Desde que assumiu a Argélia em 2011, o bósnio tem utilizado um esquema 4-1-4-1 que se transforma em 4-1-3-2 quando a equipe está no ataque. Para sua primeira partida contra a Bélgica, é altamente provável que Rais M'Bolhi seja o goleiro, como há quatro anos na África do Sul. Aissa Mandi, do Reims, provavelmente será o lateral-direito, enquanto Faouzi Ghoulam parece certo na lateral-esquerda, após uma temporada excelente pelo Napoli. O miolo da zaga contará com o capitão Madjid Bougherra e Carl Medjani do Valenciennes.

Nabil Bentaleb, do Tottenham Hotspur, está quase garantido como volante, após optar por defender a Argélia em vez da França neste ano; ele jogará logo atrás de Sofiane Feghouli, do Valencia, e de El Arbi Soudani, do Dínamo de Zagreb. Saphir Taider, da Internazionale, deverá jogar na meia-direita, com Medhi Lacen, do Getafe, na esquerda. Islam Slimani, do Sporting, liderará o ataque.

Jogo Rápido - Argélia
  • Quem será o jogador que surpreenderá a todos na Copa?
    Yacine Brahimi. O meia-atacante chega ao torneio em ótima forma, sendo um dos principais responsáveis por manter Granada na primeira divisão espanhola, ao marcar o gol da vitória chocante sobre o Barcelona em abril. Seu drible excelente e arrancada lhe permitem passar por espaços apertados e o tornam um jogador perigoso vindo de trás.
  • Qual é o jogador com maior probabilidade de decepcionar?
    Hassan Yebda. Antes campeão sub-17 pela França, Yebda causou grande alegria quando decidiu jogar pela Argélia em 2009, e permaneceu titular na seleção desde então, apesar de seu desempenho irregular nos clubes. Mas ele regrediu muito nos últimos dois anos, aparentemente incapaz de reencontrar sua melhor forma desde uma lesão no joelho.
  • Qual é a meta realista de sua seleção na Copa do Mundo e por quê?
    Em sua quarta participação em Copa do Mundo, a meta da Argélia é passar da fase de grupos pela primeira vez. A atual equipe tem potencial no ataque para isso, apesar de que dependerá de como sua defesa resistirá, especialmente na primeira partida, contra a Bélgica, em 17 de junho. Um resultado positivo daria a confiança e impulso necessários.

Curiosidades - Argélia
  • Best Photo Agency & C / Pier Gia
    Rais M?Bolhi
    Em 2006, o goleiro passou seis meses no Hearts da Escócia, mas nunca jogou. Ele não tomou gol em sua primeira partida como titular por seu país, contra a Inglaterra, na última Copa do Mundo. Foto: Best Photo Agency & C / Pier Gia
  • Best Photo Agency & C / Pier Gia
    Yacine Brahimi
    O jogador de 24 anos rejeitou uma convocação para a última Copa do Mundo, porque ainda esperava jogar pelo país onde nasceu, a França, pela qual jogou em todas as categorias até a sub-21. Mas o ex-jogador do Rennes, que foi para o Granada, na Espanha, fez sua estreia pela Argélia no ano passado. Foto: Best Photo Agency & C / Pier Gia
  • Best Photo Agency & C / Pier Gia
    Faouzi Ghoulam
    O lateral-esquerdo tem sete irmãos, sendo que um deles, Nabil, já representou a França no mundial de cross-country de 2004. Em janeiro deste ano, Faouzi trocou seu clube francês, o Saint Etienne , pelo Napoli. Foto: Best Photo Agency & C / Pier Gia
  • Best Photo Agency & C / Pier Gia
    Saphir Taider
    Saphir Taider nasceu na França, filho de um tunisiano e uma argelina. Enquanto ele escolheu jogar pela Argélia, seu irmão mais novo, Nabil, joga pela Tunísia. Saphir iniciou sua carreira no Grenoble, na França, antes de se transferir para o Bologna, na Itália, de onde se transferiu para a Internazionale em 2013. Foto: Best Photo Agency & C / Pier Gia

* Este artigo é parte da série "Olhar Estrangeiro", produzida por 32 veículos de mídia dos países que disputam a Copa do Mundo, como UOL, Guardian (Inglaterra) e France Football (França).

Tradutor: George El Khouri Andolfato

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos