Rooney

Wayne Mark Rooney
Rooney
Data de Nascimento24/10/1985
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoLiverpool (ING)
Altura1,76m
Peso82kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeManchester United
Número
10

História

Clubes por onde passou
  • Everton (ING): 2001-2004
  • Manchester United (ING): 2004-2010

Rooney tem um histórico de lesões quando se trata de Copa do Mundo. Apesar de jovem, o atacante do Manchester United passou por dois grandes sustos em sua curta carreira.

Já estrela do futebol de seu país em 2006, Rooney foi o grande personagem inglês antes da Copa e no momento da eliminação inglesa. Ao fraturar um metatarso do pé direito em abril e partir para uma recuperação acelerada, ele protagonizou um drama que mobilizou a mídia britânica.

Recuperado, entrou no Mundial, teve um ou outro lampejo de habilidade que não se converteu em gols e, nas oitavas de final, todo o esforço foi abaixo: chutou a região pubiana de Ricardo Carvalho em um momento de cabeça quente e foi expulso aos 15min do 2º tempo. A Inglaterra acabou eliminada por Portugal.

A mídia inglesa teve uma reviravolta instantânea. O "salvador" cuja recuperação da fratura poderia levar a Inglaterra ao título transformou-se em vilão irresponsável, cujo temperamento instável não pode mais ser tolerado.

Em 2010, o filme ameaçou se repetir. No fim de março, pela Liga dos Campeões, Rooney sentiu uma lesão no tornozelo e assustou os ingleses, que estavam empolgados com a sua forma. O atacante, porém, surpreendeu e já estava em campo na semana seguinte.

Sua estreia na seleção foi em abril de 2003. O técnico da Inglaterra, o sueco Sven-Goran Eriksson, não pôde contar com vários titulares para o jogo contra a Turquia, que valia vaga para a Euro-2004. Ele resolveu, então, dar chance ao atacante Wayne Rooney.

A promessa tinha apenas 17 anos, fez ótima partida e a Inglaterra venceu por 2 a 0. A frieza do novato surpreendeu o treinador, que aos poucos foi ganhando espaço. Aos 16 anos, já tinha estreado no Campeonato Inglês pelo Everton.

Entrou no fim da partida e deu a vitória ao seu time do coração, com um gol de fora da área, ao mesmo tempo em que entrava para a história como o mais jovem a atuar e marcar na competição.

Antes mesmo de completar 18, foi negociado e se transferiu para o poderoso Manchester United. Convocado para a seleção pela primeira vez em fevereiro de 2003, tornou-se também o mais jovem a jogar pelo "English Team". No segundo jogo, outro recorde: em uma partida contra a Macedônia, foi o mais jovem a fazer gol com a camisa da seleção britânica.

Garoto pobre, de origem irlandesa, Rooney se destaca em campo pela versatilidade, habilidade, força e indisciplina. Ao mesmo tempo em que encanta a torcida com seus gols e dribles, tem um histórico repleto de cartões e discussões em campo.

Fora dele, também leva uma vida agitada. Além do futebol, praticava boxe (esporte tradicional em sua família), mas foi obrigado a deixar quando começou sua carreira no Everton). Rooney vive às turras com a imprensa que insiste em noticiar suas visitas a pubs, bordéis, e sua eterna luta para se manter no peso.

Nos últimos anos, Rooney desempenhou papel fundamentla nos títulos conquistados pelo Manchester United - entre eles, os da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes da Fifa. Com o sucesso e o protagonismo assumido na temporada 2009/2010, após a saída de Cristiano Ronaldo, as polêmicas ficaram cada vez mais distante, e o Shrek ganhou status de estrela.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host