Lampard

Frank James Lampard Jr.
Lampard
Data de Nascimento20/06/1978
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoRomford (ING)
Altura1,84m
Peso88kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeChelsea
Número
8

História

Clubes por onde passou
  • West Ham (ING): 1995
  • Swansea City (ING): 1995-1996
  • West Ham (ING): 1996-2001
  • Chelsea (ING): 2001-2010

Não havia como Frank Lampard escapar do mundo do futebol, já que seu pai, ex-zagueiro da seleção inglesa, o levou para treinar no West Ham (time do qual também foi jogador e, na época, era auxiliar técnico) quando Frank Junior tinha apenas seis anos.

Além do pai, Lampard Junior tem outros dois grandes parentes no futebol: Harry e Jamie Redknapp, respectivamente tio e primo, são técnico e jogador do Southampton, time da segunda divisão do Campeonato Inglês.

Lampard não decepcionou os boleiros da família. Com seu futebol inteligente, grande visão de jogo e toque de bola refinado, tornou-se peça fundamental no meio-campo da Inglaterra e do Chelsea, time que defende desde 2001.

Profissionalmente, ele estreou no West Ham em 1996, em um jogo contra o Sheffield Wednesday, pelo Campeonato Inglês. Mas só se firmou como titular em 1997/98, quando ajudou a equipe a não cair para a segunda divisão.

Na temporada seguinte, ele e seus companheiros levaram o West Ham à Copa da Uefa, mas não passaram da segunda fase da competição. Entre eliminações precoces e fugas do rebaixamento, seu nome despertou o interesse do então técnico da Inglaterra Kevin Keegan, que o convocou pela primeira vez em 1999.

Em 2001, foi contratado pelo Chelsea por 16 milhões de euros, fato que parecia garantir de vez seu lugar na seleção, agora, sob o comando do sueco Sven-Goran Eriksson. No entanto, apesar de integrar o grupo que disputou as eliminatórias para a Copa do Japão e Coréia, foi relacionado poucas vezes para o banco de reservas.

Para piorar, um fato abalou sua popularidade entre os que pediam sua presença na Copa do Mundo. A imprensa revelou seu suposto envolvimento numa bebedeira em um hotel junto com outros jogadores. Foi multado em duas semanas de salário no Chelsea e não foi chamado para o Mundial.

Jovem, aos 24 anos, Lampard não se abalou. Sabia que sua volta ao English Team dependia de seu bom desempenho no Chelsea. Na temporada 2003/04, tornou-se titular absoluto da equipe londrina, que conseguiu chegar à semifinal da Liga dos Campeões.

Com a chegada do técnico português José Mourinho para a temporada seguinte, Lampard ajudou a tirar o Chelsea do jejum de 50 anos sem um título inglês. O meia marcou seu primeiro gol pela seleção inglesa em 2004 e a ajudou a classificar-se para a Eurocopa daquele ano.

O sucesso pela Inglaterra, no entanto, sempre foi modesto. Lampard é um dos exemplos da geração atual que ainda está devendo pela seleção, e foi um dos mais cobrados na Copa de 2006, quando o time foi mal, e na campanha fracassada nas eliminatórias da Eurocopa de 2008.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host