Data de Nascimento | 28/01/1978 |
Nacionalidade | Inglesa |
Local de nascimento | Bootle (ING) |
Altura | 1,86m |
Peso | 83kg |
Participações em Copa | 1 (2006) |
Título em Copa | Nenhum |
Clube | Liverpool |
Formado nas categorias de base do Liverpool, Jamie Carragher é chamado pelo próprio site do clube de Mr. Liverpool. O zagueiro fez sua estreia pelo time em 1996, e já ultrapassou a marca de 600 jogos com a camisa do Reds.
Só que, mesmo idolatrado e dono de uma carreira recheada de títulos, ele nunca se firmou na seleção inglesa. Em grande parte, a dificuldade na seleção pode ser explicada pela qualidade de seus rivais.
Carragher não disputou a Copa de 2002 por conta de uma lesão no joelho, e foi reserva quatro anos depois. Na Ásia, os titulares eram Rio Ferdinand e Sol Campbell, enquanto o mesmo Ferdinand e John Terry formavam a dupla na Alemanha.
O zagueiro do Liverpool teve poucas sequências pelo English Team. Sua estreia foi em 1999, em um amistoso contra a Hungria. Daí em diante, Carragher ainda vestiria a camisa da Inglaterra em mais de 30 oportunidades, mas na maioria das vezes como substituto.
Foi assim que, em 2006, ele viveu seu pior momento com o time. Carragher entrou no segundo tempo da prorrogação das quartas de final contra Portugal por seu bom desempenho nos pênaltis. Só que o zagueiro, que também atuava como lateral com Sven-Goran Eriksson, desperdiçou a sua cobrança, que definiu a eliminação inglesa.
Depois da Copa, Carragher chegou a fazer mais cinco jogos com a seleção, mas acabou anunciando sua aposentadoria internacional. A saída da Inglaterra veio justamente quando ele atingiu o seu melhor momento técnico com o Liverpool.
Considerado ídolo pela torcida desde 2001, quando o time venceu a Copa da Uefa, ainda com Michael Owen no elenco, Carragher estava em campo na conquista da Liga dos Campeões, em 2005. A conquista nos pênaltis sobre o Milan veio após um empate por 3 a 3, sendo que o Liverpool havia ido para o intervalo com 3 a 0 contra si.
Daí em diante, Carragher e Gerrard, ambos criados em Anfield, despontaram como ícones do clube. Em 2007, o Liverpool fez mais uma grande campanha na Liga dos Campeões, atingindo a final, novamente contra o Milan. Após a derrota, o zagueiro inglês foi muito elogiado pela imprensa e até pelos rivais.
Com Terry e Ferdinand à disposição, a seleção inglesa nunca sentiu a falta do jogador, que passava a sofrer cada vez mais com a queda técnica do Liverpool. Só que no fim da temporada 2009/2010, quando o clube encerrou o ano sem sequer uma vaga na Liga dos Campeões, Carragher voltou à tona ao ser pré-convocado por Fabio Capello à Copa do Mundo.
Fora de campo, como alguns outros ícones futebolísticos de seu país, Carragher tem uma vida regada a polêmicas. A maior delas foi a anuência a um suposto ataque ao australiano Lucas Neill, jogador do West Ham.
O incidente, relatado no livro “Carra”, sua autobiografia lançada em 2008, teria sido ideia de alguns de seus amigos próximos. Os marginais teriam a intenção de atacar Neill, e não foram adiante porque o australiano estava acompanhado de David Thompson, ex-colega de Carragher, que vetou a ação só por causa do antigo companheiro.
A rixa entre Neill e Carragher é antiga. Na temporada 2003/2004, o jogador do Liverpool teve sua perna quebrada pelo rival, e jamais o perdoou pelo lance.
Além disso, o zagueiro, hoje ídolo do Liverpool, foi questionado durante muitos anos pela torcida por ter sido fã do rival Everton na infância. Carragher admite o fato, e diz que só mudou de opinião em 1999, quando já era jogador.
Após uma eliminação na Copa da Inglaterra para o Manchester United, ele voltou para o seu bairro e foi provocado por amigos que torciam para o Everton. Irritado com a cena, ele decidiu abraçar de vez a equipe que defendia.
Só que ao longo da carreira, Carragher sempre conviveu com a lenda de que ele teria uma tatuagem do Everton em um dos braços, e que por isso jogava com camisetas de manga comprida. O mistério foi desvendado no lançamento da sua autobiografia, quando ele divulgou uma foto em que aparecia com os braços “limpos”.
Anterior
Próximo
Buscar mais jogadores da Copa
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito