Em mãos italianas

Zakumi - Mascote da Copa do Mundo - África do Sul 2010

A Taça Fifa é feita de ouro maciço de 18 quilates. O troféu iniciou uma tour pelo mundo no dia 21 de setembro do ano passado, partindo da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, em direção à cidade do Cairo, no Egito. Depois da final da Copa do Mundo da África do Sul, no dia 11 de julho, em Johanesburgo, ela será entregue ao campeão. O país vencedor ficará com a taça pelos próximos quatro anos. Depois desse período, os campeões receberão uma réplica da Fifa.

O troféu deve chegar na África do Sul no dia 4 de maio, depois de passar por 86 países em 225 dias, percorrendo 134.107 quilômetros. A distância é equivalente a três voltas no mundo. Todos os países do continente africano estão na rota da taça. Ela passou pelo Brasil em fevereiro deste ano. No Rio de Janeiro, foi exposta num pavilhão com capacidade para 10 mil pessoas, com cinco ambientes que contavam a histórias das Copas. Em São Paulo, o símbolo da conquista da Copa do Mundo foi exibido no Memorial da América Latina.

O atual troféu foi feito em substituição ao Jules Rimet, em 1974. O antigo troféu foi batizado em homenagem ao antigo presidente da Fifa. A taça, que foi entregue aos campeões mundiais de 1930 a 1970, ficou definitivamente com o Brasil depois da conquista do tricampeonato mundial na Copa de 1970, no México, mas foi roubado em 1983. A Taça Fifa só poderá ser trocada quando o espaço onde está escrito o nome dos países campeões for totalmente preenchido. Mesmo assim, ficará de posse da entidade que regula o futebol no mundo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host