Michael Dawson

Michael Richard Dawson
Michael Dawson
Data de Nascimento18/11/1983
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoNorthallerton (ING)
Altura1,88m
Peso79kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeTottenham
Número
5

História

Clubes por onde passou
  • Nottingham Forest (ING): 2001-2005
  • Tottenham Hotspur (ING): 2005-

O zagueiro Michael Dawson foi uma das peças mais importantes do Tottenham em sua arrancada para o quarto lugar do Campeonato Inglês na temporada 2009/2010. Capitão do time na ausência de Ledley King, o jogador foi a grande surpresa de Fabio Capello na pré-convocação da Inglaterra para a Copa do Mundo.

Com a contusão do titular Rio Ferdinand na preparação da seleção inglesa para a Copa, o defensor Dawson foi surpreendido com a boa notícia de que ficaria com a vaga entre os 23 para o Mundial da África.

Nascido em 1983, Dawson começou sua carreira no Nottingham Forest, tradicional time inglês que hoje disputa a segunda divisão do país. De 2001 a 2005, o zagueiro jogou 91 vezes pela equipe, e chegou a ser capitão do time sub-21 da Inglaterra.

No fim de sua passagem pelo clube, Dawson viveu um momento de baixa, com lesões e pouca produtividade, e acabou sendo colocado à venda. Contratado pelo Tottenham, o zagueiro deu uma guinada em sua carreira.

Logo na primeira temporada completa, em 2005/2006, firmou-se como titular, com 32 partidas no ano. Daí em diante, sua parceria com Ledley King ficou cada vez mais sólida. O ápice de Dawson aconteceu na temporada 2009/2010, justamente quando King passou parte do ano no estaleiro por lesão.

Alçado ao posto de capitão do time, Dawson comandou o Tottenham na busca por uma vaga na Liga dos Campeões, que veio após uma briga acirrada com Manchester City e Aston Villa. O prêmio pela conquista foi duplo. Dawson foi eleito o melhor jogador do clube na temporada pela torcida, além de ter sido chamado pela primeira vez para a seleção inglesa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host