Gourcuff

Yoann Miguel Gourcuff
Gourcuff
Data de Nascimento11/07/1986
NacionalidadeFrancesa
Local de nascimentoPloemeur (FRA)
Altura1,85m
Peso79kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeBordeaux
Número
8

História

Clubes por onde passou
  • Rennes (FRA): 2003-2006
  • Milan (ITA): 2006-2008
  • Bordeaux (FRA): 2008-2010

Meio-campista de classe, bons passes e ainda por cima fazedor de gols, Gourcuff tem grandes chances de ser titular da seleção francesa na Copa do Mundo – tem sido relacionado entre os onze iniciais da equipe de Raymond Domenech nas partidas que precederam o Mundial, principalmente nas eliminatórias.

A carreira de Gourcuff começou cedo. Após um período de formação na equipe do Lorient, o meia passou a integrar as divisões de base do Rennes, clube pelo qual fez sua estreia como profissional no começo de 2004.

Depois de duas temporadas, Gourcuff foi sondado por equipes como o Lyon, Paris Saint-German e o Arsenal, mas acabou sendo contratado pelo Milan.

Gourcuff chegou à Itália como o “novo Zidane”, denominação dada pela mídia por seu estilo de jogo parecido com “Zizou”, e logo em sua primeira partida como titular dos rossoneri na Liga dos Campões, contra o AEK Atenas, o meia já marcou um gol nos minutos iniciais.

Só que a concorrência de jogadores como Kaká, Seedorf, Gattuso, Ambrosini e Pirlo, depois Ronaldinho Gaúcho, fizeram com que Gourcuff tivesse poucas chances no Milan, o que provocou seu empréstimo ao Bordeaux.

De volta à França, Gourcuff foi o principal nome da quebra da sequência de sete títulos consecutivos do Lyon, protagonizada pelo Bordeaux na temporada 2008/2009. Marcando verdadeiros golaços – um deles foi eleito o mais bonito do campeonato, na vitória por 3 a 0 contra o PSG – o meia ainda foi um dos candidatos à Bola de Ouro da revista France Football daquele ano, sendo o segundo francês melhor colocado na lista.

As ótimas apresentações na temporada 2008/2009, na qual marcou 15 gols, renderam ainda suas primeiras convocações pela seleção da França, sendo que pouco a pouco passou a conquistar espaço até se tornar candidato a titular na Copa do Mundo da África do Sul.

Nos meses anteriores ao Mundial de 2010, Gourcuff liderou o Bordeaux até as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa – na primeira fase da competição, sua equipe foi a melhor classificada entre todas as outras, mas após eliminar o Olympiakos com gol de Gourcuff, o Bordeaux sucumbiu diante do Lyon.

Gourcuff faz sucesso também fora dos gramados, entre todos os públicos: em 2009 foi eleito o jogador mais sexy da França à frente de Lisandro Lopez e Mamadou Niang. Em dezembro de 2008, a revista Têtu, destinada ao público gay, elegeu o meia como “a bomba do mês”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host