Mandanda

Steve Mandanda
Data de Nascimento28/03/1985
NacionalidadeFrancesa
Local de nascimentoKinshasa, República Democrática do Congo
Altura1,85m
Peso82kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeOlympique
Número
16

História

Clubes por onde passou
  • Le Havre (FRA): 2005-2007
  • Olympique (FRA): 2007-2010

Steve Mandanda é o goleiro titular do clube mais popular da França, o Olympique de Marselha, e foi o camisa 1 dos Bleus em boa parte das eliminatórias para a Copa de 2010, perdendo a vaga no meio da competição para Hugo Lloris, goleiro do Lyon em grande fase por seu clube e com quem Mandanda, da mesma geração, disputa o título de melhor arqueiro francês há anos.

Ainda que dificilmente Lloris perca a titularidade, Mandanda é certamente a outra opção de Raymond Domenech para o gol da seleção da França, por quem estreou dia 27 de maio de 2008 num amistoso contra o Equador, o qual seu país venceu por 2 a 0.

Mandanda nasceu em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e se mudou para a França quando tinha apenas dois anos de idade. Hoje em dia, sua família o chama na intimidade de “Francesinho”, por sua opção de jogar pela França ao invés de sua terra natal.

Em sua adolescência na Normandia, seu esporte principal foi o boxe – em seu site oficial, o goleiro conta que tem 100% de aproveitamento em sua carreira: duas lutas, duas vitórias. Mas foi logo recrutado para uma equipe local nas categorias infantis, e a partir daí começou a trilhar seu caminho rumo à profissionalização.

Após boas temporadas pelo pequeno Le Havre, Mandanda chegou ao Olympique de Marselha em 2007 para ser reserva. Mas assim que pôs os pés na cidade mediterrânea o goleiro titular, Carrasso, sofreu uma contusão que o tirou de campo por seis meses. Mandanda não perdeu a oportunidade e nunca mais saiu do gol do Olympique.

O arqueiro tem participações em importantes competições continentais, notadamente a Ligas dos Campeões, torneio que disputou nas últimas três temporadas. Além disso, foi essencial na conquista do Campeonato Francês de 2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host