Abidal

Eric Abidal
Abidal
Data de Nascimento11/09/1979
NacionalidadeFrancesa
Local de nascimentoLyon (FRA)
Altura1,86m
Peso75kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBarcelona
Número
3

História

Clubes por onde passou
  • Monaco (FRA): 2000-2002
  • Lille (FRA): 2002-2004
  • Lyon (FRA): 2004-2007
  • Barcelona: 2007-2010

“Como defensor, meu objetivo é enfurecer meu oponente. Tento deixá-lo enjoado da minha cara, até que ele vá buscar outro lugar no campo”. Frases ditas a um canal de TV inglês que resumem bem o espírito de jogo do defensor Eric Abidal.

Após passar dois anos no Monaco, Abidal foi transferido ao Lille, onde teve oportunidade de atuar mais vezes sob o comando de seu ex-técnico no principado, Claude Puel. No norte da França, começou a ganhar fama de zagueiro implacável e isso lhe valeu uma transferência, em 2004, para o Lyon, time de sua cidade natal.

A sequência de títulos do Lyon já estava em curso quando Abidal chegou à equipe de Juninho Pernambucano e Cris, e com eles, ganhou mais três campeonatos franceses.

Com o Lyon passou também a ter mais projeção internacional, participando em jogos da Liga dos Campeões e tendo a oportunidade de mostrar o melhor de sua marcação contra atacantes do naipe de Cristiano Ronaldo, então jogador do Manchester United.

Foi também logo após sua chegada ao Lyon que Abidal foi convocado pela primeira vez para a seleção francesa, já comandada por Raymond Domenech. Estreou como titular em amistoso contra a Bósnia-Herzegovina em agosto de 2004, que terminou em empate por 1 a 1.

Abidal continuou na seleção, à época atuando como lateral-esquerdo, e finalmente foi confirmado na equipe que jogou a Copa de 2006. Ficou de fora dos 11 titulares apenas na terceira partida, contra o Togo, após levar dois amarelos nos dois jogos iniciais da primeira fase. A parte este confronto, esteve presente nas outras seis partidas, inclusive na final contra a Itália.

Em 2007, o Barcelona o levou para a Catalunha e lá o jogador definitivamente se inscreveu entre os principais defensores do mundo. Abidal era o responsável por equilibrar a defesa com o poderosíssimo ataque liderado por Lionel Messi, que conquistou tudo o que disputou em 2009.

Um ano antes, Abidal fez parte da má campanha da seleção francesa na Eurocopa de 2008. Foi expulso na partida decisiva contra a Itália, quando com poucos minutos de bola rolando, deu um carrinho por trás em Luca Toni dentro da área, cometendo pênalti e sendo expulso. A França perdeu por 2 a 0 e caiu na primeira fase do torneio.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host