Portugal se recuperou do empate na estreia com uma atuação de gala contra a Coreia do Norte
Dunga tem uma lembrança dolorida de Portugal. Foi o time lusitano que impôs a primeira derrota do treinador à frente da seleção brasileira, triunfando por 2 a 0. O amistoso aconteceu em fevereiro de 2007 e muita coisa mudou, mas os autores dos gols são titulares da equipe europeia e chegam para o confronto desta sexta-feira, às 11h (de Brasília), embalados pela grande atuação na histórica goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte.
Simão Sabrosa e Ricardo Carvalho comandaram a vitória por 2 a 0 de três anos atrás. Portugal ainda era dirigido por Luiz Felipe Scolari e tinha uma base totalmente diferente da atual. O treinador mudou, a equipe mudou e agora Brasil e Portugal se enfrentam valendo a vaga de líder do grupo G nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Nesse intervalo de 40 meses, Dunga colecionou apenas mais quatro derrotas, conquistou títulos e se firmou no cargo. Deu até um troco em grande estilo nos portugueses com a goleada por 6 a 2 no fim de 2008, no Distrito Federal.
Mas agora as duas seleções encaram um confronto “para valer”. Portugal estaria pressionado se tivesse encontrado dificuldades contra a Coreia do Norte, mas os 7 a 0 provam o contrário. Tanto os lusitanos como os brasileiros fizeram bons jogos na segunda rodada (os pupilos de Dunga venceram por 3 a 1 a Costa do Marfim) e chegam em igualdade de condições em campo. Será o tira-teima.
“Não tem amistoso contra o Brasil. É um jogo muito importante e os dois times farão uma partida aberta”, determinou Cristiano Ronaldo quando perguntado se o duelo desta sexta teria menos valor que o previsto, já que o Brasil está nas oitavas e Portugal só fica fora se um desastre acontecer.
“Estaremos mais tranquilos, sem dúvida, mas queremos a vitória e a liderança”, emendou Tiago, autor de dois dos sete gols marcados sobre a Coreia do Norte.
O Brasil tenta equilibrar o fato de já estar classificado e precisar apenas do empate com o cenário negativo que tomaria conta do ambiente em caso de revés. “Portugal é uma seleção muito forte e precisamos respeitá-los sempre. E eles têm o Cristiano Ronaldo, que desequilibra. Mas vamos confiantes e em busca do primeiro lugar”, completou Julio Cesar.
Brasil e Portugal decidem a liderança do grupo em jogo que acontece em Durban. A equipe de Dunga ocupa a primeira colocação com seis pontos, enquanto os lusitanos chegaram a quatro pontos. O empate favorece o Brasil.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito