21/06/2010 - 15h41

Imprensa brinca com Coreia 'atomizada' por Portugal; marfinenses já se veem fora

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jornal A Bola, de Portugal, estampa Cristiano Ronaldo em pose de galã após goleada lusa

    Jornal "A Bola", de Portugal, estampa Cristiano Ronaldo em pose de galã após goleada lusa

A goleada por 7 a 0 infringida por Portugal à Coreia do Norte suscitou as mais diversas e divertidas comparações na imprensa internacional. O jornal francês Le Monde, por exemplo, acostumado à sua cobertura política, relembrou as ameaças nucleares atribuídas ao ditador Kim Jong-Il e estampou como título “Portugal atomizou a Coreia do Norte”.

Indo por uma via mais religiosa, o diário esportivo L’Équipe, também da França, disse que “Portugal anda na água”, comparando o feito dos lusitanos ao milagre de Jesus, relembrando ainda que os portugueses têm razão de ficar duplamente felizes: não só Cristiano Ronaldo reencontrou o caminho dos gols pela seleção após quase dois anos de jejum, mas sua equipe praticamente carimbou sua vaga para as oitavas de final.

Afinal, a Costa do Marfim tem de tirar uma diferença de nove gols de saldo na última rodada. Algo que a própria imprensa marfinense, costumeiramente otimista, considera quase impossível. “Cheiro de queimado para a Costa do Marfim”, escreve o site Sport Ivoire, que continua em seu subtítulo “É o fim das ilusões marfinenses”.

Já os jornais portugueses comemoraram a grande goleada dos “Navegadores”, um dos apelidos dos boleiros da seleção lusitana. O diário esportivo Record relembra o longo período sem gols de Cristiano Ronaldo para dizer “Portugal enche a barriga após jejum”.

Enquanto isso, o jornal A Bola deu destaque maior à bela apresentação dos lusos, cheia de gols bens construídos, para escrever um empolgado “Joga bonito”, com Cristiano Ronaldo em pose de galã, deitado sobre o gramado do estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

Apesar da imprensa totalmente controlada pelo regime do ditador Kim Jong-Il, alguns sites se especializam na cobertura de notícias relacionadas à Coreia do Norte, como é o caso do North Korea Times, baseado na Austrália, que estampou algo que todos viram: “Portugal destrói Coreia do Norte com futebol vistoso”. Óbvio, se fosse controlado por Kim Jong-Il, a manchete seria bem diferente...

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host