21/06/2010 - 12h25

Portugal festeja sua maior goleada em Copas e se sente aliviado contra Brasil

Alexandre Sinato
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Portugal precisava fazer muitos gols contra a Coreia do Norte para enfrentar o Brasil sem tanta pressão, já próximo da vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Cumpriu sua meta e foi além. A equipe de Carlos Queiroz entrou para a história com a goleada por 7 a 0, a maior da seleção lusitana em todas as edições do torneio.

Até então, o maior triunfo do país em Copas era o 4 a 0 diante da Polônia, em 2002, quando não passou da fase de grupos. Essa é a quinta edição que Portugal disputa. Além disso, o placar é raro no torneio: foi registrado apenas quatro vezes antes, o último em 1974, nos 7 a 0 que a Polônia aplicou sobre o Haiti.

“Fico muito feliz por fazer parte desse resultado histórico. Estou contente por marcar o gol [foi o quinto] e mais ainda pela boa vitória que conquistamos”, comemorou o brasileiro naturalizado português Liedson, reserva nesta segunda-feira.

O triunfo ainda serviu para Portugal jogar sem tanta pressão diante do Brasil na sexta-feira, em Durban. A equipe de Carlos Queiroz está praticamente classificada às oitavas de final. Só será eliminada se perder e ver a Costa do Marfim golear a Coreia do Norte. Os africanos precisam descontar uma diferença que atualmente é de nove gols.

“Agora estamos mais tranquilos para enfrentar o Brasil em nosso terceiro jogo. Poderemos desfrutar mais dessa partida. Era muito importante fazer os gols contra a Coreia e conseguimos. Ganhamos muita confiança”, vibrou Tiago, destaque lusitano com dois gols e uma assistência diante dos asiáticos.

Brasil e Portugal decidem a liderança do grupo G às 11h (de Brasília) desta sexta, em Durban. A equipe de Dunga ocupa a primeira colocação com seis pontos, enquanto os lusitanos chegaram a quatro com a goleada sobre a Coreia do Norte. O empate favorece o Brasil.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host