AFP

Técnico Raymond Domenech e atacante Anelka criaram nova crise na França

19/06/2010 - 12h17

Após xingar treinador, Anelka é dispensado da seleção francesa

Das agências internacionais
Em Knysna (África do Sul)

Nicolas Anelka está fora da Copa do Mundo. Neste sábado, o atacante foi dispensado da seleção francesa após xingar o treinador Raymond Domenech no intervalo da partida contra o México, na quinta-feira. Noël Le Graet, vice-presidente da Federação Francesa (FFF), confirmou o corte do jogador do Chelsea em entrevista à RTL.

O jornal L’Équipe estampou em sua manchete os termos usados pelo atleta. “Vá tomar no..., sujo filho da p...”, teria dito Anelka ao treinador nos vestiários, em resposta a uma crítica feita por Domenech à fraca atuação do jogador no primeiro tempo do jogo contra os mexicanos.

O treinador havia ameaçado substituí-lo, mas Anelka não se intimidou. Domenech lhe disse “Está bem, saia”. O atacante respondeu “Sim, claro”. Para a segunda etapa, o técnico colocou André-Pierre Gignac no lugar do jogador do Chelsea.

De acordo com o jornal L’Équipe, durante a manhã deste sábado houve uma reunião entre Domenech, Anelka e Patrice Evra, capitão dos Bleus. “É algo totalmente inaceitável para a federação, o futebol francês e os valores que eles defendem. Informado sobre o grave incidente ocorrido no intervalo do jogo entre França e México, Jean-Pierre Escalettes, presidente da Federação Francesa, pediu a Anelka, na presença de Evra, apresentar desculpas oficiais à opinião pública francesa, além de pedir desculpas a Domenech, aos jogadores e à comissão técnica. Diante da recusa do jogador, tomou-se a decisão, em pleno acordo com o treinador e membros da delegação, de excluir Anelka do grupo”, informou a FFF em comunicado oficial.

CRISE SEM FIM NA SELEÇÃO FRANCESA

  • Reprodução

    Jornal L'Équipe estampou em sua manchete deste sábado os xingamentos de Anelka a Domenech

A origem da discussão ocorrida nos vestiários seria o posicionamento de Anelka em campo. O atacante estaria descontente por atuar isolado no ataque e preferiria atuar mais pelos lados – proposta recusada por Domenech.

Nos dois jogos da França na Copa do Mundo, Anelka foi titular No entanto, ele teve fracas atuações tanto na estreia contra o Uruguai (0 a 0) como na partida contra o México (derrota por 2 a 0).

A polêmica com Anelka aumenta a lista de problemas vividos pela seleção francesa. Contestado por suas escolhas, Domenech sofreu pesadas críticas desde a convocação dos jogadores para a Copa do Mundo, passando pela indecisão em torno do esquema tático da equipe e substituições feitas durante as partidas.

Além disso, os atletas também têm problemas de relacionamento. O L’Équipe indicou que Franck Ribéry e Nicolas Anelka têm uma “crise de ciúmes” com relação a Yoann Gourcuff. A atuação discreta do meia, uma das principais revelações do futebol francês nos últimos anos, contra o Uruguai teria sido motivada por isto. Gourcuff ficou no banco de reservas contra o México.

Para completar, a França corre o risco de ser eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo. A equipe soma apenas um ponto no grupo A, ao lado da África do Sul. Uruguai e México estão com quatro. Na terça-feira, os Bleus enfrentam os sul-africanos em Bloemfontein às 11h (horário de Brasília).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host