Fifa tem plano B caso Itaquerão não fique pronto, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

As autoridades brasileiras vêm negando, mas a Fifa já possui um plano B em caso de atraso maior nas obras do Itaquerão após o acidente que matou dois operários na última quarta-feira.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a entidade máxima do futebol apenas aguarda a conclusão da perícia que analisa a situação das obras e de toda a área do estádio para definir se o Itaquerão será realmente sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

O principal motivo que pode levar outro local a ser a sede do 1° jogo do Mundial é a situação das arquibancadas móveis do Itaquerão. Se o plano inicial de instalação das cadeiras para aumentar a capacidade do estádio for cancelado (iria para 62 mil lugares), a abertura deve ser transferida para um estádio já pronto e que tenha sido utilizado na Copa das Confederações, disputada em junho deste ano.

Seis cidades receberam jogos do torneio: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza e Recife. Rio (Maracanã) e Brasília (Mané Garrincha) seriam as primeiras opções, seguidas de Belo Horizonte (Mineirão).

No entanto, o UOL Esporte apurou que a Fifa não tem um plano B para abertura da Copa-2014. A entidade reafirma que seu plano A continua a ser o Itaquerão após o acidente que matou dois operários na queda de um guindaste.

"Temos que esperar pelo relatório técnico. Todos os seis estádios ainda em construção serão analisados e discutidos na reunião do Comitê Organizador da Copa", explicou a chefe de comunicação da Fifa, Delia Fischer, que negou que exista um plano B para a partida inicial. "Nunca falamos em plano B. Tudo isso é especulação. Nosso plano A é o estádio do Corinthians."

A entidade está à espera do relatório técnico da Defesa Civil e do parecer dos responsáveis pelo estádio do Corinthians sobre o caso para ter certeza de quais os passos vão ser dados em seguida em relação à arena, e qual seu novo cronograma.

Pronunciamento na próxima semana

O encontro do comitê organizador será na terça-feira na Costa do Sauípe, na Bahia, onde será realizado na sexta-feira o sorteio do Mundial.

É esperado que a Fifa só se pronuncie na próxima semana. A entidade espera o laudo da perícia para comentar sobre os novos prazos e o cronograma das obras do estádio. Extraoficialmente, a expectativa é de que a reconstrução do setor afetado demore dois meses, além do período de interdição - a inauguração original estava prevista para janeiro de 2014.

Alguns questionamentos são feitos pela Fifa. Uma delas é verificar se o impacto causado pelo acidente dificultará a instalação de arquibancada móvel especialmente para a Copa. A entidade analisaria a opção de excluir o setor provisório que seria colocado no Itaquerão.

A arquibancada móvel aumentaria a capacidade para 62 mil lugares, se enquadrando às exigências da Fifa.

A organização do Mundial teme que a Fifa retire a cidade de São Paulo da agenda da Copa do Mundo. Segundo o jornal, os organizadores do torneio no país fazem forte pressão na Fifa para que o Itaquerão seja mantido no cronograma, pois uma eventual exclusão do estádio provocaria enormes prejuízos econômicos à região.

Além do risco de ficar sem a abertura, São Paulo pode perder jogos importantes da competição e não receberia o Brasil. O Itaquerão, na tabela original, recebe um jogo das oitavas de final e uma semifinal da Copa.

Quem já adquiriu ingressos para os jogos do Itaquerão, segundo a Fifa, poderia optar por ser ressarcido em caso de cancelamento, ou poderia usá-lo no estádio substituto.

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos