MP investigará acidente no Itaquerão e vai avaliar pedido de interdição
Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília
O Ministério Público de São Paul) informou que irá investigar o acidente na obra do Itaquerão, que deixou dois operários mortos no início da tarde desta quarta-feira. De acordo com nota divulgada pela Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, uma vistoria em conjunto com o Corpo de Bombeiros está prevista "para os próximos dias do mês de dezembro", ou seja, a partir da semana que vem. Dependendo do resultado, as obras podem ser interditadas.
O acidente matou dois funcionários da obra. O cearense Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, era casado e pai de três filhos. Era quem controlava o caminhão no momento do acidente. A outra vítima é Ronaldo Oliveira dos Santos, de 44 anos, natural de Limeira, no interior de São Paulo. Ronaldo era casado e pai de uma única filha.
O prazo de entrega do Itaquerão, escolhido como o palco de abertura da Copa do Mundo, é até o final de dezembro. O estádio já tem 94% de suas obras concluídas. De acordo com o MP-SP, será requisitado um laudo para apontar as causas do acidente e eventual comprometimento na estrutura da construção que possa colocar em risco a integridade física dos futuros frequentadores.
De acordo com a instituição, "somente se os elementos técnicos indicarem a necessidade da suspensão das obras é que a Promotoria adotará providências para que a construção seja paralisada, até que sejam eliminados quaisquer riscos para o seu prosseguimento".
Para isso, o Ministério Público diz que aguardará o laudo da perícia a ser realizado no local pela Polícia Civil. Um inquérito já havia sido aberto no Ministério Público após um laudo dos bombeiros indicar que havia dezenas de irregularidades na obra em relação aos procedimentos de combate a incêndio. Após a realização da perícia, a polícia possui um prazo de 30 dias para concluir o laudo.
ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO
-
Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.
BLOGUEIROS FALAM SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Juca: 2013: ano para não lembrar na vida do Corinthians
- Sakamoto: Itaquerão - Mais dois mortos na conta da construção civil. Vai, Brasil!
- Rodrigo Mattos: Guindaste derruba área mais avançada da obra do Itaquerão
- Menon: Investigação séria deve esquecer a Copa
- Julio Gomes: E agora, Brasil? E agora, Fifa?
LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Jerome Valcke se diz "extremamente chocado" com acidente no Itaquerão
- Presidente do Corinthians cancela reunião em Brasília após acidente no Itaquerão
- Ministério do Esporte pede informações de acidente para e Odebrecht e clube
- Juca: Mortes em obra transformam 2013 no ano para não lembrar na vida do Corinthians