"As obras do Itaquerão vão continuar", diz ministro do Esporte

Aiuri Rebello e Luiza Oliveira

Do UOL, em Brasília e São Paulo*

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou na tarde desta quinta-feira (28) que as obras no estádio Itaquerão não serão interrompidas. "As obras do estádio vão continuar", afirmou Rebelo, durante a abertura da Gymnasiade 2013, os Jogos Mundiais Escolares, em Brasília.

"Houve apenas a interdição de 30% de uma quarta parte de uma área do estádio", explicou. Na última quarta-feira, uma parte da estrutura metálica do Itaquerão desabou e destruiu parte do novo estádio do Corinthians, matando dois funcionários. 

Questionado pelos jornalistas que aguardavam na saída do evento se havia um plano B no caso das obras serem interrompidas, o ministro apenas reafirmou que as obras continuarão assim que a Defesa Civil liberar o local. 

O ministro ainda revelou que não teve a oportunidade de conversar com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) a respeito do acidente.

"Os proprietários do estádio estão primeiro prestando apoio e solidariedade às famílias dos mortos e também na identificação das causas do acidente", afirmou Rebelo.

Em um evento realizado em São Paulo na noite desta quinta-feira, o ministro reforçou o discurso de que o momento não é de se preocupar com as obras. "Quero reafirmar a nota que publicamos lamentando e solidarizando com as famílias das vítimas. Tem de ter uma sintonia entre Corinthians, Governo e Prefeitura para apresentar assistência às famílias das vitimas e esclarecer, o quanto antes, as causas e origens da fatalidade.  Fizemos contatos com as direções da obras e Andrés Sanchez, mas o momento é de dedicação as famílias, depois pensa em atraso de obras e cronograma", disse.

Vaia para o ministro

Na hora que as autoridades presentes foram anunciadas, houve uma vaia gigantesca da plateia composta majoritariamente por estudantes. Na programação, estava prevista uma fala de cada autoridade. Além do ministro, participou do evento o governador do DF, Agnelo Queiroz.

Após a vaia, porém, a programação foi alterada e nenhum dos dois discursou. 

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.


Atualizada às 22h25

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos