Sem laudo, Corinthians e Fifa só devem falar de prazos na próxima semana

Gustavo Franceschini e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

Sem um laudo das autoridades responsáveis pela perícia, Corinthians, Odebrecht, COL (Comitê Organizador Local) e Fifa (Federação Internacional de Futebol) não devem se pronunciar sobre o cronograma do Itaquerão. Com o resultado do acidente da última quarta-feira ainda sob a análise dos especialistas, os envolvidos só devem comentar sobre prazos em relação à Copa do Mundo a partir da próxima semana.

Em sinal de luto pela morte dos dois operários, as obras do estádio estão paradas até a próxima segunda. Além disso, as áreas afetadas pelo acidente estão interditadas por tempo indeterminado, assim como os outros guindastes da obra.

A ideia é que, nas próximas semanas, as autoridades identifiquem as razões da queda, que destruiu parte da fachada da ala leste do estádio. Além disso, os peritos também avaliarão se a estrutura interna do Itaquerão não foi avariada, como argumentam o Corinthians e a Odebrecht.

Todos esses estudos serão fundamentais para que se estabeleçam os prazos para a sequência das obras do estádio, que seria entregue no início de janeiro. Extraoficialmente, a expectativa é de que a reconstrução daquele setor demore dois meses, além do período de interdição. Na coletiva da última quarta, Andrés Sanchez e a Odebrecht evitaram falar sobre um novo cronograma e até sobre um eventual risco de exclusão da Copa do Mundo.

Nos próximos dias, o ex-presidente do Corinthians, responsável pela obra, deve acompanhar com atenção o atendimento às famílias dos operários Fábio Luiz Pereira e Ronaldo de Oliveira Santos, mortos na tragédia. Na segunda-feira, quando a obra voltar a funcionar, é provável que ele volte a falar com a imprensa, desta vez tratando sobre projeções de prazos e a expectativa em relação à reconstrução.

Já a Fifa e o COL devem aguardar um documento oficial. Até agora, a entidade acompanha o assunto com certa distância, e só deve se pronunciar após um laudo da Prefeitura de São Paulo que indique o caminho a ser tomado até a conclusão das obras. 

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos