Fifa nega plano B para abertura e espera laudo do Itaquerão

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

A Fifa nega que tenha um plano B para abertura da Copa-2014 e reafirma que seu plano A continua a ser o Itaquerão após o acidente que matou dois operários na queda de um guindaste. A entidade está à espera do relatório técnico da Defesa Civil e do parecer dos responsáveis pelo estádio do Corinthians sobre o caso para ter certeza de quais os passos vão ser dados em seguida em relação à arena, e qual seu novo cronograma.

"Temos que esperar pelo relatório técnico. Todos os seis estádios ainda em construção serão analisados e discutidos na reunião do Comitê Organizador da Copa", explicou a chefe de comunicação da Fifa, Delia Fischer, que negou que exista um plano B para a partida inicial. "Nunca falamos em plano B. Tudo isso é especulação. Nosso plano A é o estádio do Corinthians."

O encontro do comitê organizador será na terça-feira na Costa do Sauípe, na Bahia, onde será realizado na sexta-feira o sorteio do Mundial.

A Fifa sabe que serão necessários ajustes no calendário de obras do Itaquerão, cuja conclusão estava prevista para 5 de janeiro. Mas só pode ter certeza sobre o impacto da queda do guindaste quando tiver informações técnicas. Até agora, nem os responsáveis pela obra da Odebrecht sabem quanto tempo vai atrasar a construção do estádio.

Há interdição de uma área de 5% do canteiro de obras na área leste, onde houve o acidente. E também foi vetado pelo Ministério do Trabalho e Emprego o uso de nove guindastes até que se prove a sua segurança, isto é, não há prazo definido para a liberação. E os trabalhos estão interrompidos até segunda-feira por luto aos dois mortos.

O presidente, Joseph Blatter, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegam no domingo ao Brasil. Ainda não está prevista nenhuma reunião de emergência com os encarregados do Itaquerão, mas não está descartado que esse encontro ocorra. Por enquanto, será o diretor executivo do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade, que reportará à federação internacional o andamento do caso.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos