François Moir/AP

Jean-Pierre Escalettes estava no comando da Federação Francesa desde 2005

28/06/2010 - 11h24

Após fiasco na Copa, presidente da Federação Francesa pede demissão

Das agências internacionais
Em Paris (França)

Jean-Pierre Escalettes, presidente da Federação Francesa (FFF), pediu demissão do cargo nesta segunda-feira. O dirigente ficou pressionado após a péssima campanha da França na Copa do Mundo, quando a equipe deu vexame em campo e fora dele com uma série de polêmicas.

“Após um fim de semana de reflexão, no qual consultei meus colegas, colaboradores e pessoas próximas, considero que é meu dever pedir demissão do cargo de presidente da Federação Francesa”, afirmou Escalettes em nota divulgada no site oficial da entidade.

No Mundial, a França foi eliminada ainda na primeira fase, quando conquistou apenas um ponto e ficou na lanterna do grupo A. No entanto, a participação dos Bleus na competição ficou marcada por uma série de polêmicas, discussões e uma grave crise interna.

Escalettes reconheceu sua parcela de culpa no que aconteceu na África do Sul. “Assumo com lucidez minha parcela de responsabilidade. Minha decisão é ditada essencialmente pela vontade de preservar e facilitar a evolução de uma instituição à qual sirvo com paixão há muitos anos”, disse.

O dirigente entregará o cargo oficialmente na sexta-feira (2), quando haverá uma reunião do Conselho Federal. “Ficarei à disposição de todos para analisar, sem complacência, as razões do fiasco da França na África do Sul. Até sexta, não atenderei qualquer solicitação da imprensa”, concluiu o dirigente.

Escalettes ocupava a presidência da FFF desde o início de 2005.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host