Bertrand Guay/AFP

Bachelot e Fillon se encontraram com o presidente francês Nicolas Sarkozy

23/06/2010 - 16h15

Sarkozy exige responsabilidade por "desastre" e anuncia projeto de renovação

Das agências internacionais
Em Paris (França)

Nesta quarta-feira, Nicolas Sarkozy exigiu responsabilidades pelo “desastre” protagonizado pela seleção francesa na Copa do Mundo. O presidente do país ordenou às autoridades para que os jogadores não recebam prêmios pela participação no Mundial e anunciou um projeto de renovação do futebol local.

Sarkozy se reuniu com François Fillon (primeiro-ministro), Roselyne Bachelot (ministra do Esporte) e Rama Yade (secretária de Estado para o Esporte). O encontro teve como intuito “fazer um balanço da infeliz participação francesa” no Mundial.

“Peço garantias aos ministros de que os responsáveis assumam rapidamente as consequências pelo desastre e cuidem para nenhum membro receba qualquer gratificação financeira”, afirmou Sarkozy, em comunicado oficial.

Além disso, o presidente espera que o episódio inicie uma série de mudanças. “Além das conseqüências imediatas, este fracasso é a ocasião de responder a questões estruturais que perduram há algum tempo”, disse. A partir de outubro, haverá uma “reflexão conjunta” sobre o futebol francês.

“Cada um dos atores poderá trazer sua contribuição, com total transparência, para a construção de um projeto de renovação. A partir destas conclusões, o Governo iniciará uma reflexão mais geral sobre a governança das federações esportivas”, concluiu a nota.

Na quinta-feira, Sarkozy se encontrará com o atacante Thierry Henry. A iniciativa para que a reunião ocorresse partiu do próprio jogador.

Na terça-feira, a França perdeu por 2 a 1 para a África do Sul e foi eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo. A equipe ficou em último lugar no grupo A, com apenas um ponto ganho. Fora de campo, a participação francesa ficou marcada por uma série de polêmicas, discussões e uma grave crise interna.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host