22/06/2010 - 07h00

Primeiro algoz da era Dunga, Portugal aposta nos 7 a 0 para repetir feito

Alexandre Sinato
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Dunga tem uma lembrança dolorida de Portugal. Foi o time lusitano que impôs a primeira derrota do treinador à frente da seleção brasileira, triunfando por 2 a 0. O amistoso aconteceu em fevereiro de 2007 e muita coisa mudou, mas os autores dos gols são titulares da equipe europeia e chegam para o confronto desta sexta-feira, às 11h (de Brasília), embalados pela grande atuação na histórica goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte.

Simão Sabrosa e Ricardo Carvalho comandaram a vitória por 2 a 0 de três anos atrás. Portugal ainda era dirigido por Luiz Felipe Scolari e tinha uma base totalmente diferente da atual. O treinador mudou, a equipe mudou e agora Brasil e Portugal se enfrentam valendo a vaga de líder do grupo G nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Nesse intervalo de 40 meses, Dunga colecionou apenas mais quatro derrotas, conquistou títulos e se firmou no cargo. Deu até um troco em grande estilo nos portugueses com a goleada por 6 a 2 no fim de 2008, no Distrito Federal.

Mas agora as duas seleções encaram um confronto “para valer”. Portugal estaria pressionado se tivesse encontrado dificuldades contra a Coreia do Norte, mas os 7 a 0 provam o contrário. Tanto os lusitanos como os brasileiros fizeram bons jogos na segunda rodada (os pupilos de Dunga venceram por 3 a 1 a Costa do Marfim) e chegam em igualdade de condições em campo. Será o tira-teima.

“Não tem amistoso contra o Brasil. É um jogo muito importante e os dois times farão uma partida aberta”, determinou Cristiano Ronaldo quando perguntado se o duelo desta sexta teria menos valor que o previsto, já que o Brasil está nas oitavas e Portugal só fica fora se um desastre acontecer.

“Estaremos mais tranquilos, sem dúvida, mas queremos a vitória e a liderança”, emendou Tiago, autor de dois dos sete gols marcados sobre a Coreia do Norte.

O Brasil tenta equilibrar o fato de já estar classificado e precisar apenas do empate com o cenário negativo que tomaria conta do ambiente em caso de revés. “Portugal é uma seleção muito forte e precisamos respeitá-los sempre. E eles têm o Cristiano Ronaldo, que desequilibra. Mas vamos confiantes e em busca do primeiro lugar”, completou Julio Cesar.

Brasil e Portugal decidem a liderança do grupo em jogo que acontece em Durban. A equipe de Dunga ocupa a primeira colocação com seis pontos, enquanto os lusitanos chegaram a quatro pontos. O empate favorece o Brasil.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host