Okudera

Yasuhiro Okudera
Okudera
Data de Nascimento12/03/1952
NacionalidadeJaponesa
Local de nascimentoKazuno
Altura1,77m
Peso
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Furukawa Denko (JAP): 1970 - 1977
  • Colônia (ALE): 1977 - 1980
  • Hertha Berlin (ALE): 1980 - 1981
  • Werder Bremen (ALE): 1981 - 1986
  • Furukawa Denko (JAP): 1986 - 1988

Yasuhiro Okudera foi o primeiro japonês a atuar no futebol europeu e a se tornar profissional. E não foi só para fazer número: o meia jogou bem por três clubes alemães e conquistou títulos.

Na era amadora do futebol japonês, quando o campeonato era disputado por times de empresas, Okudera iniciou sua carreira no Furukawa Denko, time da The Furukawa Electric Co. Ltd., onde trabalhava.

Por suas atuações, Okudera chegou à seleção japonesa aos 20 anos, em 1972. Estreou em 12 de julho na vitória de 4 a 1 (quatro gols do ídolo Kamamoto) sobre o Camboja pelo torneio asiático Copa Merdeka. Okudera entrou no segundo tempo.

Em 1977, a seleção fez uma excursão à Alemanha para se aprimorar e treinou em vários clubes grandes. No Colônia, Okudera chamou a atenção do técnico Hennes Weisweiler.

Okudera hesitou porque tinha um emprego seguro na Furukawa, mas a empresa concordou em deixar sua vaga aberta, caso a aventura alemã desse errado.

Longe de ser genial ou de ter uma habilidade excepcional, Okudera era um jogador funcional, incansável e solidário dentro e fora de campo.

Com isso, contribuiu muito para a união da equipe, que conquistou títulos no Campeonato Alemão e na Copa da Alemanha na temporada 1977/78.

Na temporada seguinte, o Colônia chegou às semifinais da Copa dos Campeões da Europa, mas foi eliminado pelo futuro campeão Nottingham Forest, da Inglaterra.

Em 1980, Okudera foi negociado com o Hertha Berlin, que estava na segunda divisão alemã. Na temporada seguinte, foi transferido para o Werder Bremen, onde ficou cinco anos e cresceu com o time, que se manteve entre os melhores do Campeonato Alemão.

Cheio de prestígio, Okudera encerrou sua trajetória alemã e voltou para o Japão. Jogou mais dois anos pelo Furukawa e se aposentou. Fora dos gramados, participou da era profissional do futebol japonês, que começou em 1993. Em 1998, se tornou presidente do Yokohama F.C., cargo que ainda ocupa.

Mais Jogadores da Seleção de futebol do Japão

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host