Alex Santos

Alessandro dos Santos
Alex Santos
Data de Nascimento20/07/1977
NacionalidadeJaponesa
Local de nascimentoMaringá (PR)
Altura1,78m
Peso69kg
Participações em Copa2 (2002 e 2006)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Grêmio Maringá (PR): 1994
  • Meitokugijuku (JAP): 1994 - 1997
  • Shimizu S-Pulse (JAP): 1997 - 2003
  • Urawa Red Diamonds (JAP): 2003 - 2006
  • Red Bull Salzburg (AUT): 2007
  • Nagoya Grampus (JAP): 2009 - 2010

Brasileiro naturalizado japonês, Alex dos Santos já foi eleito o melhor jogador do país do sol nascente e é considerado um dos melhores jogadores que já vestiram a camisa da seleção do país.

Lateral-esquerdo que também atua como meia, defendeu a seleção nipônica na Copa de 2002 e fez na Alemanha o seu segundo Mundial, onde foi um dos destaques de sua equipe, com boas investidas ao ataque pelo lado esquerdo.

Nascido em Maringá, no Paraná, começou no futebol no infantil do Grêmio Maringá (atualmente Galo Maringá) em 1988. Ficou no clube até 1994 quando, aos 17 anos, surgiu a chance de ir para o Japão.

O momento decisivo aconteceu porque dois treinadores que trabalhavam no futebol japonês visitaram o Brasil em busca de jovens valores. Selecionado pelos dois profissionais, Alex resolveu se arriscar numa nova vida e se mudou para o Japão.

Depois de um período de adaptação, Alex acertou com o Shimizu S-Pulse em 1997. Na temporada seguinte, atuou em 28 dos 30 jogos da J-League e foi eleito o melhor jogador da competição.

Quatro anos depois, já tinha prestígio para integrar a seleção japonesa na Copa do Mundo, disputada em casa. Na estreia contra a Bélgica, Alex Santos substituiu Ono aos na etapa complementar. Nas oitavas de final, quando o Japão foi eliminado ao perder por 1 a 0 para a Turquia, ele entrou como titular, mas foi substituído no intervalo.

Na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, Alex dos Santos foi um dos destaques do Japão, apesar do país ter sido eliminado na primeira fase. Na derrota de 4 a 1 para o Brasil, ele fez a jogada do gol do atacante Tamada.

Além disso, Alex foi titular do Japão na Copa da Ásia, em 2004, e na Copa das Confederações, em 2005. Nas eliminatórias asiáticas, atuou em oito das 12 partidas e esteve em todos os amistosos mais recentes.

Fora do campo, Alex teve outra função junto aos seus colegas: serviu de intérprete para passar as instruções do técnico e ídolo Zico na época em que o brasileiro comandou a seleção japonesa. Aos 32 anos, ele ainda está em atividade e atua no Nagoya Grampus.

Mais Jogadores da Seleção de futebol do Japão

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host