Kamamoto

Kunishige Kamamoto
Kamamoto
Data de Nascimento15/05/1944
NacionalidadeJaponesa
Local de nascimentoTóquio
Altura1,79m
Peso
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Waseda (JAP): 1963 - 1967
  • Yanmar Diesel (JAP): 1967 - 1984

Kunishige Kamamoto foi o primeiro ídolo da história do futebol japonês, num tempo em que o resto do mundo não levava o país muito a sério no esporte. Foi justamente essa falta de atenção geral que rendeu a maior glória de Kamamoto: a medalha de bronze na Olimpíada de 1968, na Cidade do México.

Kamamoto também foi o artilheiro do torneio, com sete gols em seis partidas. Um dos países que menosprezaram o Japão naquele torneio foi o Brasil, que levou uma equipe de juniores, porque era proibida a participação de atletas profissionais.

O encontro foi na primeira fase e acabou com um empate de 1 a 1. Na época, uma humilhação para o futebol brasileiro. Naquele tempo, o apelido pejorativo e politicamente incorreto "japonês" era usado no Brasil para se referir a alguém que era ruim no futebol.

Kamamoto não fez gol na partida contra o Brasil, mas fez os três da vitória de 3 a 1 sobre a Nigéria. O Japão garantiu a classificação no grupo ao empatar com a Espanha em 0 a 0, eliminando a seleção brasileira.

Nas quartas-de-final, Kamamoto também se destacou na vitória de 3 a 1 contra a França, marcando dois gols. Na semifinal, o Japão não resistiu à Hungria, que ganharia a medalha de ouro, e foi goleado por 5 a 0.

Mas a decisão da medalha de bronze, justamente contra o México, dono da casa, foi gloriosa. O Japão venceu por 2 a 0, com dois gols de Kamamoto. O atacante não precisaria de mais nada para virar mito do futebol japonês.

Ele começou a atuar como jogador universitário do Waseda, em 1963. No ano seguinte, estreou na seleção na Olimpíada de Tóquio, disputando três partidas.

Em 1967, Kamamoto ingressou num dos clubes de empresas, porque não havia clubes profissionais de futebolno Japão. Graças a ele, o Yanmar Diesel foi um dos times mais vencedores do país até sua aposentadoria em 1984, quando tinha 40 anos.

Fora dos campos, Kamamoto entrou para a política e foi eleito parlamentar em 1995. Mas voltou a contribuir com o desenvolvimento do futebol em seu país, assumindo a vice-presidência da Associação Japonesa de Futebol em 1998.

Mais Jogadores da Seleção de futebol do Japão

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host