Chiellini

Giorgio Chiellini
Data de Nascimento14/08/1984
NacionalidadeItaliana
Local de nascimentoPisa (ITA)
Altura1,86m
Peso76kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeJuventus
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Livorno (ITA): 2000-2004
  • Fiorentina (ITA): 2004-2005
  • Juventus (ITA): 2005-

Zagueiro central do estilo clássico, Chiellini tem o biótipo ideal para um defensor italiano, com o porte avantajado que o favorece nas jogadas aéreas sem atrapalhar a rapidez da marcação dos adversários com ou sem a bola.

No começo de sua carreira pelo Livorno, Chiellini jogava como lateral-esquerdo, e assim atuou durante os quatro anos em que esteve no clube da segunda divisão. Sua estreia na Série A foi com a Fiorentina.

Demorou apenas uma temporada para que a Juventus se interessasse pelo defensor. Sob o comando do treinador Dider Deschamps no clube de Turim, Chiellini foi instruído a mudar de posição e passou a atuar como zagueiro central.

Nos últimos anos, ele se firmou nessa posição com a Juventus, e também na seleção italiana. Desde a sua primeira convocação, em 2004, Chiellini tem sido a presença mais frequente na zaga da Itália, ao lado de Fabio Cannavaro.

Isso passou a acontecer principalmente a partir de 2008, quando Chiellini tornou-se titular da equipe italiana em três jogos da Eurocopa, devido à lesão de Fabio Cannavaro. A partir daí, ganhou seu lugar na defesa da Azzurra.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host