Buffon

Gianluigi Buffon
Data de Nascimento28/01/1978
NacionalidadeItaliana
Local de nascimentoCarrara (ITA)
Altura1,91m
Peso83kg
Participações em Copa3 (1998, 2002, 2006)
Título em Copa1 (2006)
ClubeJuventus
Número
1

História

Clubes por onde passou
  • Parma (ITA): 1995 - 2001
  • Juventus (ITA): 2001 - 2010

Gianluigi Buffon nasceu em uma família de esportistas. A mãe foi arremessadora de disco, o pai levantador de peso, o tio jogador de basquete e as irmãs jogadoras de vôlei. Ele cresceu nas categorias de base do Parma e estreou na divisão principal italiana em 1996 com apenas 17 anos, num jogo contra o Milan.

Aos 19 foi convocado para defender a "Azurra" pela primeira vez, substituindo o contundido Pagliuca numa partida contra a Rússia pelas eliminatórias da Copa de 1998. Desde então, nunca mais ficou de fora das listas. Esteve no grupo que foi ao Mundial da França, mas ainda na reserva de Pagliuca.

As boas atuações pelo Parma chamaram a atenção dos grandes clubes europeus. Apesar do interesse do Barcelona, foi a Juventus que o levou. Em julho de 2001, o time de Turim desembolsou mais de 50 milhões de euros para contar com o jogador - valor recorde pago por um goleiro.

No primeiro ano de Juventus, ajudou a equipe a vencer o "Scudetto", sofrendo apenas 23 gols em todo o campeonato. Ganhou ainda mais dois Campeonatos Italianos e duas Supercopas Italianas. Em 2003, tornou-se o primeiro goleiro a vencer o prêmio de melhor jogador da Liga dos Campeões da Uefa. Dois anos depois, quando o time de Turim foi rebaixado devido ao escândalo de corrupção do futebol italiano, o goleiro fez questão de continuar na equipe.

Buffon foi um dos principais destaques da seleção italiana na conquista do tetracampeonato mundial. O goleiro levou apenas dois gols durante os sete jogos da competição e fez defesas importantes para o time, como a que impediu que Zidane fizesse um gol de cabeça na prorrogação durante a final.

Buffon sai consagrado da Copa da Alemanha após muitas dificuldades na seleção. No fim do Mundial, ele foi eleito o melhor goleiro da competição de acordo com o Conselho Técnico da Fifa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host