Van der Vaart

Rafael Ferdinand van der Vaart
Van der Vaart
Data de Nascimento11/02/1983
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoHeemskerk (HOL)
Altura1,76m
Peso74kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeReal Madrid
Número
23

História

Clubes por onde passou
  • Ajax (HOL): 2000-2005
  • Hamburgo (ALE): 2005-2008
  • Real Madrid (ESP): 2008-2010

Nascido em uma família humilde na Holanda, Rafael van der Vaart cresceu vivendo como um cigano, indo de uma cidade para outra em seu país e morando em um trailer. Mas desde pequeno queria ser jogador de futebol e sonhava em ser Romário, que brilhou nos gramados holandeses jogando pelo PSV Eindhoven.

Depois de começar no amador De Kennemers, Van der Vaart chegou ao Ajax de Amsterdã com apenas 16 anos. Por três anos seguidos - 1999, 2000 e 2001 - foi considerado o "talento do ano" da equipe. Em 2002, ajudou o time a conquistar dois títulos e alcançou status de estrela do futebol holandês.

Mas na mesma temporada em encontrou seu maior sucesso no futebol holandês, também sofreu uma lesão no joelho direito. Depois de quatro meses fora do time, lesionou novamente o mesmo local, tendo de passar por uma cirurgia de remoção do menisco.

Depois de ganhar mais um título holandês em 2004, trocou de equipe, passando a defender o Hamburgo, da Alemanha. Apesar de não ter brilhando tanto em seu novo clube quanto em seu país, marcou 29 gols com a camisa do time alemão e conseguiu um contrato com um dos maiores clubes do mundo.

Em 2008, acertou sua transferência para o Real Madrid, no mesmo ano em que concorreu ao prêmio da Bola de Ouro dado pela revista France Football

Van der Vaart estreou na seleção holandesa em 2001, com apenas 18 anos, em uma goleada por 4 a 0 sobre Andorra. Mesmo com boas atuações, se firmou no time nacional apenas nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Mas uma lesão atrapalhou sua participação no Mundial da Alemanha, que ele quase ficou de fora.

Teve boa participação no torneio classificatório e na Eurocopa de 2008, sendo titular na maioria das partidas das duas competições. Mesmo não sendo destaque do Real Madrid, seguiu firme no grupo holandês que conseguiu a campanha 100% nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Na Espanha, também ganhou as páginas de fofocas de alguns jornais por ser casado com Sylvie van der Vaart, famosa modelo, atriz e apresentadora de TV holandesa. O casal inclusive ganhou o apelido de ‘novos Beckham’.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host