Van Bommel

Mark Peter Gertuda Andreas van Bommel
Van Bommel
Data de Nascimento22/04/1977
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoMaasbracht (HOL)
Altura1,87m
Peso84kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBayern de Munique
Número
6

História

Clubes por onde passou
  • Fortuna Sittard (HOL): 1992 - 1999
  • PSV Eindhoven (HOL): 1999 - 2005
  • Barcelona (ESP): 2005 - 2006
  • Bayern de Munique (ALE): 2006 - 2010

Mark van Bommel começou sua carreira amadora no clube da cidade onde nasceu, o RKVV Maasbracht, antes de receber uma proposta para se tornar profissional pelo Fortuna Sittard, em 1992.

Jogando como volante, passou sete temporadas no modesto clube holandês, quando finalmente foi contratado pelo PSV Eindhoven. Logo ajudou o clube a vencer o Campeonato Holandês três vezes em quatro anos, sendo eleito o melhor jogador da Holanda em 2001.

Nessa mesma temporada, Van Bommel recebeu sua primeira convocação para a seleção nacional. Estreou em outubro de 2000, em uma goleada de 4 a 0 da Holanda sobre Chipre. E depois de ter ficado de fora da Eurocopa-2004, o jogador teve finalmente a chance de disputar um campeonato de primeira linha pela seleção.

Após fazer parte da campanha das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, foi um dos principais jogadores da equipe no Mundial da Alemanha, mas não conseguiu evitar a eliminação para Portugal nas oitavas de final.

Pelos clubes, ele permaneceu no PSV Eindhoven até o final da temporada 2004/2005, quando ganhou mais um Campeonato Holandês e foi um dos destaques da equipe que chegou às semifinais da Liga dos Campeões da Uefa.

O fim de seu contrato despertou interesse do Borussia Dortmund, da Alemanha, e do Real Madrid, da Espanha, mas foi o Barcelona quem acabou levando o jogador. Em sua única temporada na Espanha, o holandês terminou como campeão espanhol e da Liga dos Campeões.

Sem espaço no Barça, transferiu-se para o Bayern de Munique e logo se firmou no time titular, ajudando na conquista do Campeonato Alemão 2007/08, além de uma Copa da Liga da Alemanha e uma Copa da Alemanha.

Após a queda na Copa da Alemanha, Van Bommel deixou de ser convocado por Marco van Basten para a seleção holandesa, ficando da fora do torneio classificatório e da Eurocopa de 2008. Mas com a saída do treinador e a vinda de Bert van Marwijk, foi titular em sete das oito partidas da equipe nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host