Elia

Eljero Elia
Elia
Data de Nascimento13/02/1987
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoVoorburg (HOL)
Altura1,76m
Peso70kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeHamburgo
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • ADO Den Haag (HOL): 2004-2007
  • Twente (HOL): 2007-2009
  • Hamburgo (ALE): 2009-2010

Com passagens por pequenos clubes quando jovem, como SV Voorburg, Forum Sport e TONEGIDO, além de ter jogado nas categorias de base do Ajax, Eljero Elia estreou como jogador profissional pelo ADO Den Haag, clube no qual também tinha atuado pelas equipes inferiores.

Apesar de ter começado bem pela equipe, passou a ser reserva com a chegada do técnico Lex Schoenmaker. Sem espaço, conseguiu uma transferência para o Twente em 2007, apesar do interesse de outros grandes clubes do país, como o PSV e o Ajax.

Levando o prêmio de jogador mais talentoso do Campeonato Holandês da temporada 2008/09, acabou trocando o Twente pelo Hamburgo, que pagou 8,5 milhões pela transferência. Com atuações convincentes, logo se tornou um dos jogadores favoritos da torcida do clube alemão.

Na seleção da Holanda, Eljero Elia joga desde a categoria sub-19, passando também pelo time sub-21. Em 2009 fez sua estreia pelo time principal em amistoso contra o Japão, mas sua melhor impressão pela equipe nacional foi na partida contra a Escócia, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul, quando marcou o gol da vitória por 1 a 0.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host