Babel

Ryan Guno Babel
Data de Nascimento19/12/1986
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoAmsterdã (HOL)
Altura1,85m
Peso79kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeLiverpool
Número
19

História

Clubes por onde passou
  • Ajax (HOL): 2003-2007
  • Liverpool (ING): 2007-2010

Babel Ryan foi criado no bairro De Bijlmer, região sul da cidade de Amsterdã, conhecido por ser um dos principais centros de imigrantes vindos do Suriname e mesmo local onde cresceram importantes jogadores holandeses como Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Clarence Seedorf, Patrick Kluivert e Edgar Davids.

Influenciado por esses astros, esteve em pequenos clubes de Amsterdã quando jovem, como S.V Diemen e Fortius. Em 1998, começou sua passagem pelas categorias de base do Ajax, após ter sido reprovado na peneira do clube no ano anterior. Nos anos seguintes, galgou espaço nas equipes de baixo, até assinar com o time profissional em 2004.

Babel logo se tornando uma das estrelas do time, conquistando duas Copas KNVB e mais duas Taças Johan Cruijff. Com isso, em apenas três anos, chamou atenção de grandes clubes e logo foi para o Liverpool, que pagou 11,5 milhões de libras por seu passe.

Apesar do bom retrospecto na equipe holandesa que o revelou, o meio-campista não conseguiu se firmar no clube inglês. A partir de sua segunda temporada no time, passou a ver seu nome envolvido em rumores sobre possíveis negociações.

Na seleção holandesa, jogou nos times de base desde a categoria sub-17, tendo sido campeão do Europeu sub-21 em 2006 e tendo feito parte do time sub-23 que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

No time principal, teve sua primeira chance em 2006 e foi convocado para a Copa do Mundo daquele ano, mas uma lesão no joelho atrapalhou sua participação no Mundial da Alemanha, tendo entrado em apenas uma partida.

Participou de toda a eliminatória para a Eurocopa de 2008, foi convocado para o torneio, mas acabou ficando de fora por conta de uma lesão no tornozelo. Recuperado, esteve em seis dos oito jogos do time no torneio classificatório para a Copa do Mundo da África do Sul.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host