Robben

Arjen Robben
Robben
Data de Nascimento23/01/1984
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoBedum (HOL)
Altura1,81m
Peso74kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBayern de Munique
Número
11

História

Clubes por onde passou
  • FC Groningen (HOL): 2000-2002
  • PSV Eindhoven (HOL): 2002-2004
  • Chelsea (ING): 2004-2007
  • Real Madrid (ESP): 2007-2009
  • Bayern de Munique (ALE) 2009-2010

Robben começou no VV Bedum, clube de sua pequena cidade natal. Aos 16 anos, Robben estava na escola local quando os dirigentes do Groningen acertaram seu primeiro contrato profissional.

No primeiro jogo, já fez o gol da vitória sobre o Feyenoord. Seus dribles e gols atraíram a atenção do técnico Guus Hiddink e do PSV, que pagou 4,2 milhões de euros pelo adolescente. Dois anos depois, o clube de Eindhoven o vendia por 18 milhões para o Chelsea, onde foi campeão inglês duas vezes em suas duas primeiras temporadas.

Após ter estreado na seleção em um amistoso contra Portugal em abril de 2003, Robben teve como primeiro grande desafio internacional a Eurocopa-2004. Voltando de contusão, ele brilhou na competição de Portugal, fazendo até o gol selou a classificação para a semifinal.

Na campanha nas eliminatórias para a Copa de 2006, garantiu seu lugar ao lado de Ruud Van Nistelrooy no ataque da seleção para o Mundial da Alemanha. Em campo, alternou altos e baixos, principalmente por conta de sua frágil situação física e não conseguiu evitar a eliminação para Portugal nas oitavas de final.

No final de 2007, Robben de transferiu do Chelsea para o poderoso Real Madrid pelo valor de 36 milhões de euros e um contrato de cinco anos. Apesar das sucessivas lesões, no clube merengue conquistou logo o título do Campeonato Espanhol e em seguida a Supercopa da Espanha.

Seguiu alternando grandes atuações com ausências por lesões na seleção da Holanda, mas se manteve firme no grupo que participou das eliminatórias para a Eurocopa de 2008, assim como na disputa do torneio continental.

Mesmo tendo se firmado no time e finalmente recuperado dos problemas de contusão que sempre teve, acabou trocando o Real Madrid pelo Bayern de Munique ao final da temporada 2008/09 e logo se tornou uma das maiores estrelas no clube alemão.

Pela seleção holandesa, foi titular em seis das oito partidas da campanha de 100% de aproveitamento nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação. Robben chegou contundido, mas se recuperou e fez boas exibições, mas na decisão perdeu um gol cara a cara com o goleiro Casillas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host