Stekelenburg

Maarten Stekelenburg
Stekelenburg
Data de Nascimento22/09/1982
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoHaarlem (HOL)
Altura1,94m
Peso92kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeAjax
Número
1

História

Clubes por onde passou
  • Ajax (HOL): 2001-2010

Depois de fazer suas primeiras defesas em pequenos clubes da Holanda, como o Zandvoort'75 e o Schoten, Maarten Stekelenburg com apenas 15 anos acertou com Ajax, quando começou a atuar pelas categorias de base de uma das equipes mais vencedoras no futebol do país.

Com 19 anos, em 2001, subiu para o time principal, mas fez sua estreia como profissional apenas no ano seguinte. Começou a brilhar na temporada 2003/04, quando atuou em dez partidas na campanha do título nacional daquele ano.

Crescendo de produção, conquistou a vaga de titular do Ajax na temporada 2005/06. Seu melhor momento na equipe veio dois anos depois, quando ganhou o prêmio de melhor jogador do Campeonato Holandês na temporada 2007/08, sucedendo Wesley Sneijder.

Só que na liga seguinte, após uma série de lesões e atuações ruins, acabou perdendo lugar no time para Kenneth Vermeer. Voltou a ser titular fixo apenas em 2009, com a chegada de Martin Jol à equipe.

Na seleção holandesa, começou sua história em 2003, com apenas 21 anos, em uma partida contra Liechtenstein, vencida por 3 a 0. Chegou a ser convocado para duas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 e esteve no grupo que foi ao Mundial da Alemanha, mas não chegou a jogar no lugar do titular Edwin van der Saar.

Mas com a aposentadoria do ídolo do time nacional, assumiu a camisa 1 e comandou a campanha invicta no torneio classificatório para o Mundial da África do Sul, sofrendo apenas dois gols nas cinco partidas que participou.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul com boas atuações. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host