Sneijder

Wesley Benjamin Sneijder
Data de Nascimento09/06/1984
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoUtrecht (HOL)
Altura1,70m
Peso67kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeInternazionale
Número
10

História

Clubes por onde passou
  • Ajax (HOL): 2002-2007
  • Real Madrid (ESP): 2007-2009
  • Inter de Milão (ITA): 2009-2010

Nascido em Utrecht, filho e irmão de jogadores, Wesley Sneijder começou a jogar futebol no DOS, equipe de sua cidade natal. Seu primeiro contrato profissional, entretanto, foi com o Ajax, gigante de Amsterdã, em 2002.

Em cinco temporadas, que incluiu um título de Campeonato Holandês, Sneijder também viu uma série de lesões atrapalhar seu início de carreira. Mas ele logo se firmou na equipe e brilhou até chamar a atenção de um dos maiores clubes no mundo, transferindo-se para o Real Madrid em 2007, herdando a camisa 23 que era de David Beckham.

Somente quatro meses depois de estrear como jogador profissional, Sneijder estava na seleção da Holanda. Debutou em abril de 2003, em um empate com Portugal (1 a 1). Fez parte do grupo que caiu na semifinal da Eurocopa de 2004. Mas com atuações destacadas na Euro seguinte, em 2008, foi eleito para a seleção do torneio.

Homem de confiança do técnico Marco Van Basten, Sneijder foi titular nas quatro partidas da equipe na Copa do Mundo da Alemanha em 2006, mas não conseguiu se destacar.

Mesmo estando no grupo que foi campeão espanhol em 2007/08, não teve muitas oportunidades no Real Madrid e acertou sua transferência para a Internazionale em 2009. Na equipe italiana, o meio-campista assumiu a condição de titular e se tornou um dos principais líderes do time em campo.

Na seleção holandesa, perdeu um pouco de espaço após a Euro-2008, mas mesmo assim esteve em cinco das oito partidas da equipe nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Em seu site pessoal, Sneijder ainda revela algumas de suas predileções, como gostar de carros Ferrari, de comida japonesa, de passar férias em Portugal e ter no atacante Raúl seu principal ídolo no esporte.

Em 2010, o jogador foi um dos responsáveis pela bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul e acabou a competição na artilharia ao lado de Villa, Müller e Fórlan. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host