Heitinga

John Gijsbert Alan Heitinga
Heitinga
Data de Nascimento15/11/1983
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoAlphen van den Rijn (HOL)
Altura1,80m
Peso72kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeEverton
Número
3

História

Clubes por onde passou
  • Ajax (HOL): 2001 - 2008
  • Atlético de Madri (ESP): 2008 - 2009
  • Everton (ING) 2009 - 2010

Apesar de ter passado pelo ARC, foi pelas categorias de base do Ajax que Heitinga começou a se destacar. Sua estreia pelo time principal do clube foi em 2001, quando tinha 19 anos, fazendo parte de uma jovem e talentosa geração da equipe que contava com Rafael van der Vaart e Wesley Sneijder, além do sueco Zlatan Ibrahimovic e do romeno Cristian Chivu.

Levando muita técnica para a zaga da equipe de Amsterdã, não demorou a assumir uma vaga de titular, mas logo começou seu pesadelo com as lesões. Em fevereiro de 2002, sofreu sua primeira grave contusão, quando rompeu os ligamentos do joelho direito, ficando seis meses longe dos gramados. Na volta, jogou apenas uma partida até sofrer novamente a mesma contusão no mesmo local. Seu retorno aconteceu apenas em novembro de 2003, finalmente se firmando na equipe do Ajax.

O bom desempenho pelo Ajax o levou a ser convocado para a seleção. Sua primeira partida com as cores nacionais foi um amistoso com os Estados Unidos, em fevereiro de 2004. Heitinga fez uma boa partida, suficiente para integrar a equipe que disputou a Eurocopa daquele ano e entrar em três dos cinco jogos da Holanda na competição em Portugal.

Mesmo caindo de produção em sua equipe, o zagueiro continuou defendendo a seleção, ainda que de forma irregular. Na Copa do Mundo de 2006, foi titular nas duas primeiras partidas, mas acabou perdendo a vaga para Boulahrouz.

De volta do Mundial da Alemanha, passou a viver altos e baixos no clube holandês, até que resolveu deixá-lo, indo para o Atlético de Madri. Na Espanha, ficou apenas um pouco mais de uma temporada, jogando 35 partidas antes de desembarcar em território inglês.

Sua passagem pelo Everton garantiu a permanência na seleção da Holanda, tendo disputado três partidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Fã de tênis e fórmula 1, Heitinga tem um site pessoal onde conta curiosidades de sua vida, como seu filme predileto (‘À Espera de um Milagre’) ou seu tipo de música peferida (R&B). Ele também gosta de culinária indiana e de passar suas férias em Ibiza ou nas Ilhas Maldivas.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host