Boulahrouz

Khalid Boulahrouz
Boulahrouz
Data de Nascimento28/12/1981
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoMaassluis (HOL)
Altura1,83m
Peso74kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeStuttgart
Número
12

História

Clubes por onde passou
  • Waalwijk (HOL): 2001–2004
  • Hamburgo (ALE): 2004–2006
  • Chelsea (ING): 2006–2007
  • Sevilla (ESP): 2007–2008
  • Stuttgart (ALE): 2008–2010

De ascendência marroquina, Boulahrouz começou tarde no futebol. Aos 18 anos de idade, deu os primeiros passos no FC Zwolle, da segunda divisão. Somente três anos depois, em 2002, ele estrearia na elite do Campeonato Holandês, vestindo a camisa do RKC Wallwijk.

Sua entrada tardia no futebol se deve a uma tragédia familiar. Com oito irmãos, seu pai morreu quando tinha apenas 16 anos e Khalid teve de assumir a responsabilidade de sustentar sua família.

Depois de um começo de pouca expressão no modesto Wallwijk, foi para a Alemanha para jogar pelo Hamburgo, onde finalmente ganhou reconhecimento e o apelido de ‘Khalid, o Canibal’, por conta de suas fortes entradas para tomar a bola dos adversários.

A pedido do técnico José Mourinho, foi contratado pelo Chelsea em 2006 e teve um bom começo tendo partidas destacas na marcação no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões. Só que uma lesão no joelho direito, seguida de outra no ombro esquerdo, fizeram-no perder espaço na equipe.

Em 2007, Boulahrouz foi emprestado ao Sevilla da Espanha, mas não conseguiu se firmar na equipe e foi devolvido após uma temporada ao Chelsea. Antes mesmo de ser novamente utilizado pela equipe londrina, foi contratado pelo Stuttgart, onde joga desde 2008.

Sua estreia pela seleção holandesa foi em 2004, em um amistoso contra Liechtenstein, quando começou a sedimentar sua ida para a Copa do Mundo em 2006. Esteve nas quatro partidas do Mundial da Alemanha, com uma boa média de 14 desarmes por jogo, mas não evitou a eliminação nas oitavas de final para Portugal, quando foi expulso.

Boulahrouz chegou a ser cortado da pré-lista da Eurocopa de 2008, só que ficou com uma vaga no time após a contusão de Ryan Babel. Esteve em apenas uma partida das eliminatórias para o Mundial da África do Sul.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host