Van Basten

Marcel van Basten
Van Basten
Data de Nascimento31/10/1964
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoUtrecht
Altura1,88m
Peso80kg
Participações em Copa1 (1990)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Ajax (HOL): 1981 - 1987
  • Milan (ITA): 1987 - 1993

Marco Van Basten começou no Ajax como reserva do grande Johan Cruyff. Mas logo sua incrível capacidade de fazer gols apareceu. Na sua primeira temporada no Campeonato Holandês, marcou 28 gols em 26 partidas e foi artilheiro isolado. O feito se repetiria ainda nos quatro anos seguintes, o que aguçou o interesse do Milan, da Itália.

Em sintonia fina com os compatriotas Gullit e Rijkaard, Van Basten chegou ao ápice no clube italiano. Rápido e habilidoso, ele estava sempre no lugar certo, na hora certa. Era como se a bola o procurasse para entrar no gol.

Com esse trio, sobretudo com os gols de Van Basten, o Milan se tornou o time mais temido do mundo no final dos anos 80. Eles também foram os principais destaques na conquista da Eurocopa para a Holanda, em 1988.

Eleito melhor jogador da Europa pela primeira vez em 1988, na votação promovida pela revista "France Football", Van Basten ganharia a Bola de Ouro mais duas vezes, em 1989 e 1992. Em 1992, ganhou também o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e se tornou o único holandês a faturar o título.

Apesar do talento reconhecido, o craque teve uma fraca atuação na Copa de 1990, assim como toda a equipe holandesa. Ele terminou o único Mundial da carreira sem marcar nenhum gol. Em 58 partidas com a camisa da Holanda, marcou 24 gols.

Em 1993, o atacante sofreu a sua maior derrota. Depois de inúmeras pancadas e quatro infelizes cirurgias, Van Basten encerrou a carreira aos 28 anos devido a uma lesão crônica no tornozelo.

Em 1996, ele desabafou: "A pessoa que mais causou problemas ao meu tornozelo não foi um adversário, mas um cirurgião".

Uma década depois de abandonar os gramados. Van Basten apostou na carreira de treinador. A sua primeira experiência foi no time B do Ajax, em 2003. No ano seguinte, virou treinador da Holanda, com status de responsável para devolver o futebol bonito à seleção.

Mas fracassou na Copa do Mundo de 2006, ao ser eliminado nas oitavas-de-final para a seleção de Portugal, treinada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari. Em 2008, ele passou a acumular a função de treinador da Holanda e do Ajax. Foi demitido da seleção depois da queda na Eurocopa de 2008, quando a Holanda foi eliminada para a Rússia. No ano passado, também deixou o cargo de treinador do Ajax.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host