Koeman

Ronald Koeman
Koeman
Data de Nascimento21/03/1963
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoZaandam
Altura1,81m
Peso80kg
Participações em Copa2 (1990 e 1994)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Groningem (HOL): 1980 - 1983
  • Ajax (HOL): 1983 - 1986
  • PSV Eindhoven (HOL): 1986 - 1989
  • Barcelona (ESP): 1989 - 1995
  • Feyenoord (HOL): 1995 - 1997

Zagueiro de técnica invejável e exímio batedor de faltas, Ronald Koeman começou a jogar futebol em família. Ao lado do irmão Erwin, estreou no Groningen, clube do coração de seu pai, onde disputou 89 partidas e marcou 33 gols.

Em 1983, estreou na seleção da Holanda na derrota por 3 a 0 para a Suécia e foi contratado pelo Ajax. O sonho de brilhar no principal clube holandês, entretanto, virou pesadelo. Em três temporadas, Koeman não conseguiu se firmar no time e entrou em conflito com os dirigentes. O PSV Eindhoven aproveitou o vacilo do rival e contratou o zagueiro em 1986.

Coincidência ou não, o ano marcou o início da melhor fase da história do clube. Em três temporadas no PSV, Koeman ganhou três títulos do Campeonato Holandês, dois da Copa da Holanda e um da Copa dos Campeões da Europa.

O ano dourado de sua carreira foi 1988. Além de conquistar a "tríplice coroa" pelo PSV, fez parte da seleção holandesa que venceu a Eurocopa, jogando ao lado de craques como Gullit, Van Basten e Rijkaard. Koeman, inclusive, marcou um gol na vitória sobre a Alemanha Ocidental na semifinal.

O sucesso chamou a atenção do Barcelona, que pagou uma pequena fortuna para ter o jogador em 1989. Não demorou para o holandês cair nas graças da torcida catalã e assumir o papel de líder da equipe dentro de campo. Já em 1990, foi campeão da Copa do Rei.

Em grande fase, Koeman defendeu a Holanda no Mundial da Itália, mas afundou junto com a equipe. Considerada favorita por ser a campeã europeia, a "laranja" decepcionou. Caiu nas oitavas-de-final, despedindo-se da Copa sem vencer uma partida sequer (três empates e uma derrota).

A consagração definitiva do zagueiro estava reservada para 1992. De falta, Koeman marcou o gol do título da Copa dos Campeões da Europa, entrando para sempre na galeria dos grandes ídolos do Barcelona. Nesse período, comandou o time na conquista de quatro Campeonatos Espanhois seguidos. O último deles, ao lado do brasileiro Romário.

Companheiros no clube, os dois foram adversários na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Para alegria dos brasileiros, Romário levou a melhor e o Brasil eliminou a Holanda nas quartas-de-final.

Em 1995, depois de seis temporadas, 255 partidas e 87 gols pelo Barcelona, Koeman transferiu-se para o Feyenoord, onde viveu seus últimos dias como jogador profissional. Parou de jogar em 1997. Em 78 partidas pela seleção, marcou 14 gols.

Começou a carreira de treinador no Vitesse e logo ganhou uma oportunidade no Ajax. Se não teve sucesso lá como jogador, foi muito bem como técnico, ganhando o Campeonato Holandês de 2003/2004 e levando o clube às quartas-de-final da Copa dos Campeões da Europa, eliminado apenas pelo campeão Milan.

A temporada seguinte, porém, foi desastrosa para Koeman. O Ajax ficou em terceiro no Holandês, atrás de PSV e Alkmaar, e foi eliminado tanto da Copa dos Campeões como da Copa da Uefa. O ex-zagueiro deixou o cargo em fevereiro de 2005 e assumiu o Benfica, de Portugal, no início da temporada seguinte.

Em 2006, voltou à Holanda para treinar o PSV Eindhoven. No ano seguinte, assumiu o Valencia, da Espanha. Em 2008, Koeman foi contratado pelo pequeno AZ Alkmaar, da Holanda. Deixou o clube no fim do ano passado.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host