Rensenbrink

Pieter Robert Rensenbrink
Rensenbrink
Data de Nascimento03/07/1947
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoAmsterdã
Altura1,78m
Peso76kg
Participações em Copa2 (1974 e 1978)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • DWS Amsterdam (HOL): 1967 - 1969
  • Brugge (BEL): 1969 - 1972
  • Anderlecht (BEL): 1972 - 1980
  • Portland Timbers (EUA): 1980
  • Toulouse (FRA): 1981

Ao contrário da maioria dos grandes jogadores holandeses de sua época, Rensenbrink jamais vestiu a camisa do Ajax, principal clube do país. Começou a carreira no modesto DWS Amsterdam, onde jogou por duas temporadas. Mesmo atuando em um clube de menor expressão, estreou na seleção da Holanda em junho de 1968, com apenas 19 anos.

No ano seguinte, foi transferido para o Brugge, da Bélgica, o que dificultou ainda mais a sua carreira na equipe nacional. Em 1972, trocou o Brugge pelo Anderlecht, onde conquistou os primeiros títulos da carreira e a confiança definitiva do técnico Rinus Michels.

Competindo com Johan Cruyff e Piet Keizer pelas vagas de titular no setor ofensivo esquerdo, porém, demorou a garantir seu espaço na seleção. Até porque era um dos poucos jogadores que desconheciam o sistema tático inventado por Michels no Ajax e transferido para a seleção, o chamado "Futebol Total".

Convocado para a Copa do Mundo de 1974, ganhou o lugar de Keizer na ala esquerda, já que Cruyff era intocável. Bem adaptado ao sistema de jogo, ficou fora de apenas uma partida na campanha do vice-campeonato. Ele se lesionou na partida contra o Brasil, na última rodada da segunda fase e disputou apenas o primeiro tempo da decisão diante dos alemães.

Com a ausência de Cruyff em 1978, na Argentina, Rensenbrink teve mais oportunidades de mostrar seu talento no ataque, jogando ao lado de Johnny Rep e Van der Kerkhof. Logo na estreia contra o Irã, marcou três gols. Diante da Escócia, entrou para a história ao fazer o milésimo gol das Copas. Fez mais um, de pênalti, na goleada sobre a Áustria.

Na final contra os argentinos, teve a chance de fazer o gol do título nos segundos finais do tempo regulamentar. Após receber lançamento de Krol, Rensenbrink tocou na saída do goleiro Fillol, mas a bola bateu na trave. Na prorrogação, os donos da casa levaram a melhor.

Depois disso, o atacante ainda disputou algumas partidas das eliminatórias para a Eurocopa de 1980, mas encerrou a carreira na seleção em 1979, aos 32 anos. No total, foram 46 jogos e 14 gols pela Holanda. No ano seguinte, trocou o Anderlecht pelo Portland Timbers, dos EUA. Em 1981, defendeu o Toulouse, da França, seu último clube.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host