Classificação

  • 1 Brasil
  • 2 Itália
  • 3 Suécia
  • 4 Bulgária
  • 5 Alemanha

Números

46 ºC
foi a temperatura máxima registrada durante o torneio, no jogo Alemanha x Coreia do Sul

Destaques

  • Romário

    O Craque

    Romário

    País:
    Brasil
    Idade:
    28 anos
    Jogos:
    7
    Gols:
    5

    O Baixinho conquistou o mundo com seus gols em 1994. Foi o dono da Copa. Prometeu trazer o quarto título mundial para o Brasil, que há 24 anos estava na fila, e cumpriu. Fez de tudo um pouco. Foi oportunista, mostrou velocidade, individualismo, deu assistências e marcou cinco gols, inclusive um de cabeça. Contra a Itália, perdeu a artilharia da Copa, mas fez o seu na decisão por pênaltis. Em meio ao futebol burocrático apresentado pela seleção decidiu a favor do Brasil e foi o grande herói do tetra nos Estados Unidos.

  • A Máquina

    Brasil

    Brasil

    Com um esquema tático que priorizava a defesa, o Brasil foi o time que menos gols sofreu durante a Copa. O futebol não era bonito, mas funcionou bem. O meio de campo defensivo de Dunga e Mauro Silva foi destaque. No ataque, Romário foi o terror dos adversários, ao lado de Bebeto. A conquista nos EUA devolveu o prestígio ao futebol brasileiro, que há 24 anos não vencia uma Copa.

  • Maradona dopado

    O Mico

    Maradona dopado

    País:
    Argentina
    Idade:
    33 anos
    Jogos:
    2
    Gol:
    1

    Herói do título em 1986, Maradona terminou a Copa do Mundo de 1994 como vilão. Ao fim da prmeira fase, a Argentina despontava como favorita ao título. Mas para surpresa geral, na vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria, o exame antidoping do craque constatou a presença de efedrina. O jogador foi expulso do Mundial, e a Argentina não conseguiu reencontrar seu bom futebol. Abalados pelo desfalque de seu camisa 10, o sul-americanos foram eliminados pela Romênia nas oitavas de final e fizeram uma campanha para esquecer.

  • Os Artilheiros

    Oleg Salenko e Hristo Stoichkov

    A artilharia foi dividida pelo búlgaro Stoitchkov e pelo russo Salenko, com seis gols. Stoichkov, astro do Barcelona, foi a estrela da bela campanha da Bulgária. Dos quatro gols que seu país marcou a partir das oitavas, três foram dele. Forte e rápido, o atacante tinha a habilidade com a perna esquerda e a agressividade como principais características. Já Oleg Salenko, do modesto Logroñes, fez fama na Copa do Mundo. Começou como reserva e entrou apenas a partir do segundo jogo. A Rússia não fez uma boa campanha e parou na primeira fase. Salenko deve a artilharia à goleada da Rússia sobre Camarões, quando marcou 5 dos 6 gols russos, recorde histórico em um mesmo jogo.

  • A Surpresa

    Bulgária

    Os búlgaros, que nunca haviam ganhado um jogo da Copa do Mundo até então, mesmo com seis participações, protagonizaram a maior surpresa do torneio. O selecionado começou de forma tímida, perdendo para a Nigéria, que debutava em Mundiais, por 3 a 0. Depois, teve uma excelente recuperação e desbancou grandes seleções, como Argentina, México e Alemanha, nas quartas de final. Terminou a competição em quarto lugar, perdendo para a Itália na semifinal e para a Suécia na disputa pelo terceiro lugar.

  • A Muralha

    Michel Preud'Homme

    O belga foi eleito o melhor goleiro da Copa de 1994. A cena mais marcante de sua brilhante atuação aconteceu na partida contra a Alemanha, pelas oitavas de final, quando abandonou a sua área para tentar marcar um gol de cabeça no fim do jogo, na tentativa desesperada de salvar sua equipe da eliminação. Não deu. Preud'Homme tomou quatro gols na competição, mas fez defesas que o consagraram.

  • A Garfada

    Brasil 3 x 2 Holanda

    A arbitragem foi confusa em lances decisivos na partida válida pelas quartas de final. No segundo gol do Brasil, marcado por Bebeto, Romário estava impedido. O lance foi interpretado como impedimento passivo pelo árbitro costarriquenho Rodrigo Badilla Sequeira, que validou o gol. O terceiro gol da seleção brasileira também saiu de uma falta duvidosa, cavada por Branco, que voltava de contusão. O mesmo Branco cobrou, marcou o gol "cala-boca" e conduziu o time de Parreira para a semifinal do torneio.

  • A Zebra

    Arábia Saudita 1 x 0 Bélgica

    A Arábia Saudita surpreendeu a Bélgica na primeira fase da Copa do Mundo. Em lance genial, Saeed Al-Owairan marcou o gol da vitória aos 5min. O gol ficou marcado como um dos mais bonitos da história das Copas do Mundo. Após receber um passe a partir da sua área, driblou parte do time da Bélgica e, mesmo marcado por dois belgas, finalizou na saída do veterano goleiro Michel Preud'Homme. Os árabes acabaram em segundo lugar no grupo e foram às oitavas de final.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos