Curiosidades

Arquivo/AFP 11 consecutivas: Em 2006, Scolari conquistou o maior número de vitórias seguidas em Copas

Frases

"

Zidane estava muito arrogante e o insultei. Eu agarrei o uniforme dele durante alguns segundos apenas, ele virou para mim e me ironizou, me olhou com uma tremenda arrogância e disse: 'Se você realmente quer minha camisa, te darei depois'. Respondi com um insulto

"

Marco Materazzi, sobre um dos lances mais marcantes da Copa

Classificação

  • 1 Itália
  • 2 França
  • 3 Alemanha
  • 4 Portugal
  • 5 Brasil

Números

63 bolas recebidas
foi a média do meia Riquelme na Alemanha, principal armador argentino no Mundial
386 minutos
O zagueiro Lúcio bateu tempo recorde sem fazer faltas na Copa do Mundo de 2006

Destaques

  • A cabeçada de Zidane

    O Mico

    A cabeçada de Zidane

    País:
    França
    Idade:
    34 anos
    Jogos:
    6
    Gols:
    3

    Zinedine Zidane levou a França à final da Copa do Mundo. E foi um dos maiores responsáveis pela derrota do país. Na decisão contra a Itália, o francês fazia a sua despedida do futebol. E seu último lance nos gramados foi lamentável. Zidane deu uma cabeçada no peito do zagueiro italiano Materazzi e recebeu o cartão vermelho. Com um jogador a menos, a França não teve forças para atacar a Itália na prorrogação. A decisão, então, foi para os pênaltis. Os italianos se deram melhor e conquistaram o tetracampeonato mundial.

  • A Muralha

    Gianluigi Buffon

    Gianluigi Buffon

    Um dos destaques da Itália na conquista do tetracampeonato mundial, mostrou estar em grande forma na Copa de 2006 e se consolidou como um dos melhores goleiros do mundo. Eleito o melhor da posição no Mundial da Alemanha, o jogador da Juventus foi decisivo na final, apesar de não ter pegado nenhum pênalti na decisão do título contra a seleção francesa.

  • Fabio Cannavaro

    O Craque

    Fabio Cannavaro

    País:
    Itália
    Idade:
    32 anos
    Jogos:
    7
    Gols:
    0

    A Copa do Mundo da Alemanha, carente de camisas 10, teve um destaque individual. Mas na linha defensiva. Fabio Cannavaro tinha a missão de evitar gols, e não fazê-los. Apesar de não ter sido o melhor do Mundial de 2006 – Zinedine Zidane foi o escolhido – o zagueiro conquistou todos os prêmios individuais da temporada. Na mais importante das premiações, o capitão da seleção italiana faturou o troféu da Fifa, desbancando o próprio francês e Ronaldinho Gaúcho, principalmente pelo seu desempenho na Copa do Mundo.

  • O Artilheiro

    Miroslav Klose

    Miroslav Klose

    Miroslav Klose voltou a comprovar a fama de goleador, repetindo a marca de cinco gols que obteve quatro anos antes, no Mundial da Coreia do Sul e do Japão. Mas, diferentemente do que aconteceu em 2002, na Alemanha ele se consagrou. Porém, os cinco gols em casa fizeram com que o atacante se tornasse o artilheiro com o segundo menor número de gols na história das Copas do Mundo.

  • A Máquina

    Itália

    Itália

    O quarto título mundial da Itália veio com uma filosofia diferente da tradição do futebol do país. Em 2006, a Azurra foi mais ofensiva e envolvente do que sua reputação de ‘retranqueira’ poderia sugerir. Mesmo assim, a defesa foi forte, com o goleiro Buffon e o zagueiro e capitão Cannavaro em destaque. Sem maiores sustos, a Itália chegou à final e conquistou o título após disputa nos pênaltis.

  • A Surpresa

    Portugal

    Portugal não fazia uma campanha tão destacada desde 1966, quando também dirigido por um técnico brasileiro – Otto Glória – alcançou o terceiro lugar na Copa da Inglaterra. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, os lusitanos confirmaram a boa expectativa com a quarta posição e melhoraram muito em relação à campanha em 2002. A equipe eliminou dois grandes – Holanda e Inglaterra – antes de cair nas semifinais para a França.

  • A Zebra

    Gana 2 x 0 República Tcheca

    Apontada por muitos como uma das potenciais forças da Copa do Mundo, a República Tcheca decepcionou na primeira fase e foi eliminada sem mostrar dentro de campo o que muitos esperavam. No duelo mais importante para os europeus na Copa, contra Gana, a seleção de Nedved, Rosicky, Cech e cia. não conseguiu se encontrar e perdeu por 2 a 0, em um dos resultados mais inesperados do Mundial. O triunfo praticamente classificou a seleção africana para encarar o Brasil nas oitavas de final.

  • A Garfada

    Itália 2 x 0 Gana

    Ao lado Aristeu Tavares e Edmílson Corona, o árbitro Carlos Eugênio Simon protagonizou uma das partidas mais polêmicas da Copa do Mundo. O brasileiro comandou o confronto entre Itália e Gana e se complicou durante a partida, que terminou 2 a 0 para o time europeu. Dois pênaltis não marcados foram alvos de reclamações dos africanos. A Itália lamentou uma falta do zagueiro de Gana, que deveria resultar em expulsão, na opinião dos atletas da Azurra.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos