Curiosidades

Tragédia: O zagueiro Escobar marcou gol contra no jogo diante dos EUA e foi assassinado na Colômbia

Tragédia

O zagueiro Escobar marcou gol contra no jogo diante dos EUA e foi assassinado na Colômbia

Multidão: A Copa de 1994 teve a maior média de público da história: 68.413 espectadores

Multidão

A Copa de 1994 teve a maior média de público da história: 68.413 espectadores

Recorde ingrato: Gianluca Pagliuca foi o primeiro goleiro a receber um cartão vermelho em Mundial

Recorde ingrato

Gianluca Pagliuca foi o primeiro goleiro a receber um cartão vermelho em Mundial

Dia inspirado: Salenko tornou-se o recordista de gols em um único jogo: 5 diante de Camarões

Dia inspirado

Salenko tornou-se o recordista de gols em um único jogo: 5 diante de Camarões

  • Voo da alegria

    O avião em que a delegação brasileira voltou dos EUA trouxe muito mais do que a taça. Atletas, comissão técnica e 'convidados' desembarcaram cerca de 17 toneladas de bagagem, grande parte formada por compras. Na chegada, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira (que também tinha feito "comprinhas" para seu bar no RJ), ameaçou cancelar o desfile da seleção caso a carga fosse retirada para vistoria da Receita Federal.

  • O segundo

    Na disputa do terceiro lugar, o búlgaro Mihailov foi substituído por Nikolov no intervalo, quando sua equipe perdia por 4 a 0. Foi apenas a segunda vez na história das Copas do Mundo que um goleiro foi substituído sem estar machucado. Antes, apenas Muampa Kazadi, do Zaire, havia ido mais cedo para o chuveiro. Ele saiu aos 22min do jogo contra a Iugoslávia, em 1974, quando o placar apontava 3 a 0 para os rivais. O jogo terminou 9 a 0.

  • Sempre tem uma primeira vez...

    Brasil e Itália fizeram a primeira final de todas as Copas decidida nos pênaltis. Os brasileiros foram melhores, com um tímido placar de 3 a 2.

  • Estranho no ninho

    O Brasil foi a única seleção de toda a América a alcançar as quartas de final do torneio. Entre os oito times finalistas, sete eram europeus.

  • Quatro vezes Zagallo

    Com a conquista de 1994, o brasileiro Mario Jorge Lobo Zagallo tornou-se o único homem a vencer o Mundial em quatro oportunidades. Em 1958 e 1962, ele ganhou como jogador. Em 1970, Zagallo foi o técnico campeão. Em 1994, triunfou como coordenador técnico.

  • Estreia indoor

    No dia 18 de junho de 1994, EUA e Suíça fizeram o primeiro jogo em estádio coberto da história das Copas. O jogo foi realizado no Pontiac Silverdome, em Detroit, e terminou empatado em 1 a 1. O Brasil também atuou neste estádio, na terceira rodada, e empatou em 1 a 1 com a Suécia.

  • 46º C

    Foi a temperatura máxima da Copa, registrada no jogo entre a Alemanha e a Coreia do Sul, em Dallas, no dia 27 de junho. O forte calor foi por causa do verão nos Estados Unidos e do horário dos jogos, que privilegiaram a transmissão da TV.

  • Superando limites

    No jogo entre Rússia e Camarões, na primeira fase, o atacante camaronês Roger Milla, então com 42 anos, tornou-se o jogador mais velho a participar de uma Copa e também o mais velho a marcar um gol na história da competição.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos