Curiosidades

Molusco vidente: O simpático polvo Paul ‘previu’ com precisão os vencedores de vários jogos da Copa.

Molusco vidente

O simpático polvo Paul ‘previu’ com precisão os vencedores de vários jogos da Copa.

Bendito celular: A paraguaia Larissa Riquelme se tornou a musa do Mundial graças ao seu celular guardado em local estratégico.

Bendito celular

A paraguaia Larissa Riquelme se tornou a musa do Mundial graças ao seu celular guardado em local estratégico.

Trombetas do Apocalipse: As vuvuzelas se tornaram objeto de desejo dos torcedores e de críticas das TVs, incomodadas com o barulho excessivo nas transmissões.

Trombetas do Apocalipse

As vuvuzelas se tornaram objeto de desejo dos torcedores e de críticas das TVs, incomodadas com o barulho excessivo nas transmissões.

Bola quadrada: Nunca uma bola usada em uma Copa foi tão criticada como a Jabulani, um terror para os goleiros.

Bola quadrada

Nunca uma bola usada em uma Copa foi tão criticada como a Jabulani, um terror para os goleiros.

  • Mais que um clube

    Todos os gols da campeã Espanha foram marcados por jogadores do Barcelona: Iniesta, Puyol e David Villa (que acertou sua transferência do Valencia ao Barça pouco antes da Copa). A Fúria também foi a primeira campeã a perder seu jogo de estreia: 1 a 0 diante da Suíça

  • Sem novidades

    O Mundial de 2010 foi o único (com a óbvia exceção da Copa-1930) no qual não houve seleções estreantes. A honra caberia à Eslováquia, mas a Fifa considera a seleção como uma das ‘herdeiras’ do histórico da Tchecoslováquia.

  • Chororô irlandês

    Inconformada com a polêmica eliminação para a França, a Irlanda tentou de todas as formas anular o jogo. Sem sucesso, a federação local até sugeriu à Fifa para incluí-la como 33ª participante da Copa.

  • Vexame caseiro

    A África do Sul se tornou o primeiro país-sede cuja seleção foi eliminada logo na primeira fase. Os Bafana Bafana ficaram em terceiro lugar no grupo A: empataram com México (1 a 1), perderam para o Uruguai (3 a 0) e ganharam da França (2 a 1).

  • Pé gelado

    Mick Jagger foi figurinha carimbada nas arquibancadas, mas a torcida do líder dos Rolling Stones se tornou uma ‘maldição’. Todas as seleções incentivadas pelo cantor perderam (Brasil e Inglaterra foram suas vítimas) e sua fama de ‘secador’ virou hit na internet.

  • Campeão novato

    Com Espanha e Holanda, a Copa de 2010 voltou a ter uma final entre rivais ‘virgens’. A última Copa na qual a decisão reuniu duas seleções que nunca haviam sido campeãs mundiais foi em 1978 (Argentina e Holanda).

  • Tudo em família

    Pela primeira vez, uma seleção contou com três irmãos em seu elenco: os hondurenhos Jerry, Wilson e Johnny Palacios. Na partida entre Alemanha e Gana, dois irmãos estavam em lados diferentes: Kevin-Prince (alemão) e Jerôme Boateng (ganense).

  • Magrinho, magrinho

    A África do Sul viu a ‘Copa do 1 a 0’. Nada menos do que 17 partidas (26,6% do total, um recorde) terminaram com a magra vantagem no placar. A Espanha teve grande participação neste número: cinco de seus jogos (inclusive a final) tiveram este resultado.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos