Curiosidades

Fiasco: A França fez a pior campanha de uma seleção que defendia título: terminou na 28ª colocação

Fiasco

A França fez a pior campanha de uma seleção que defendia título: terminou na 28ª colocação

Vingança: O sul-coreano Ahn Jung-Hwan acabou demitido do Perugia após eliminar a Itália

Vingança

O sul-coreano Ahn Jung-Hwan acabou demitido do Perugia após eliminar a Itália

Lavada alemã: Klose brilhou durante a goleada alemã por 8 a 0 sobre a Arábia: a 3ª maior da história

Lavada alemã

Klose brilhou durante a goleada alemã por 8 a 0 sobre a Arábia: a 3ª maior da história

Ligeiro: O turco Hakan Sukur entrou para a história do futebol com o gol mais rápido em Copa

Ligeiro

O turco Hakan Sukur entrou para a história do futebol com o gol mais rápido em Copa

  • Brasil 100%

    O Brasil venceu todos os 7 jogos que disputou, quebrando o recorde histórico de vitórias em Copas do Mundo. Essa foi a quarta vez que uma seleção conquistou o título da competição com 100% de aproveitamento.

  • 'Campeões morais'

    Três seleções terminaram o torneio invictas: o Brasil, campeão com sete vitórias, a Espanha, que terminou a competição na 5ª colocação com três vitórias e dois empates e a Irlanda, que ficou em 12º lugar com uma vitória e três empates.

  • Roubada

    A Itália teve um recorde de cinco gols anulados durante a competição. Um deles, e o mais importante para os italianos, seria o gol de ouro de Tommasi contra a Coreia do Sul, quando a Itália foi eliminada nas oitavas de final.

  • Vovôs x bebês

    A Bélgica foi a seleção mais velha da Copa, já que teve a maior média de idade da competição: 28,26 anos. Seu jogador mais velho, o meia Danny Boffin, tinha 37 anos. Já a Nigéria foi a seleção mais jovem da competição, 23,30 anos de média.

  • Fome de gol

    Desde a Copa de 1974, na Alemanha, um jogador não marcava mais de sete gols na competição. Ronaldo bateu a marca do polonês Lato, fazendo oito gols em 2002. Dois deles foram anotados na final, contra a Alemanha.

  • Levamos a melhor

    O Brasil igualou o recorde alemão de participar de três finais consecutivas. Enquanto os brasileiros disputaram as finais 1994, 1998 e 2002 e levou duas delas, os alemães disputaram em 1982, 1986 e 1990, e só levou nesta última.

  • Show de horrores

    Duas horas antes da final da Copa, Butão e Montserrat fizeram em Thimpu, a capital de Butão, o duelo entre os dois piores times do mundo. Na época, o Butão era o penúltimo colocado do ranking da Fifa, à frente apenas da ilha caribenha de Montserrat. O Butão venceu por 4 a 0.

  • Freguês de carteirinha

    O técnico sérvio Bora Milutinovic disputou sua quinta Copa do Mundo consecutiva pela quinta seleção diferente - México, Costa Rica, EUA, Nigéria e China. Ele enfrentou o Brasil pela terceira vez, cada uma defendendo um país (Costa Rica, EUA e China), e perdeu todas.

  • Longe de casa

    Pela segunda vez na história, um país se tornou campeão fora de seu continente. O Brasil venceu a Copa de 1958, na Suécia. Somente em 2002, no Mundial organizado pelo Japão e pela Coreia do Sul, a situação voltou a acontecer.

  • Bem na fita

    A Coreia do Sul tornou-se o primeiro país asiático a ficar entre os quatro melhores do mundo. Até então, a melhor campanha havia sido da Coreia do Norte, que em 1966, na Inglaterra, ficou na oitava colocação.

  • Duelo de gigantes

    A final entre Brasil e Alemanha foi inédita. As duas equipes mais bem sucedidas das Copas nunca haviam se encontrado no torneio - nunca até seus 87º e 85º jogos, respectivamente. Ambas as seleções são recordistas em finais de Mundiais, com sete para cada lado.

  • Figurinha carimbada

    Cafu, lateral direito da seleção brasileira, foi o primeiro jogador a disputar três finais de Copa consecutivas - participou das finais de 1994, quando o Brasil conquistou o tetra, de 1998, quando ficou em segundo lugar, e em 2002, no pentacampeonato.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos