Curiosidades

Tour brasileiro: Para jogar a Copa, o Brasil atravessou 4.659 quilômetros; a Argentina percorreu apenas 618

Tour brasileiro

Para jogar a Copa, o Brasil atravessou 4.659 quilômetros; a Argentina percorreu apenas 618

Marca histórica: O jogador holandês Rob Rensenbrink marcou o 1000º gol na história da Copa

Marca histórica

O jogador holandês Rob Rensenbrink marcou o 1000º gol na história da Copa

Inimigo íntimo: Menotti, técnico que levou a Argentina ao título mundial, jogou por 2 times no Brasil

Inimigo íntimo

Menotti, técnico que levou a Argentina ao título mundial, jogou por 2 times no Brasil

Visionário?: Menotti deixou Diego Maradona de fora da Copa por causa da 'pouca experiência'

Visionário?

Menotti deixou Diego Maradona de fora da Copa por causa da 'pouca experiência'

  • Vitória africana

    A Tunísia entrou para história como o primeiro país africano a conquistar uma vitória em Copas. Foi contra o México, pelo Grupo 2, no dia 2 de junho. Vasquez abriu o placar para os mexicanos no primeiro tempo, mas Kaabi, Ghommidh e Dhouib marcaram na etapa final e garantiram o resultado histórico.

  • Substituição no banheiro

    O jornal inglês Sunday Times denunciou que os argentinos estavam fraudando testes antidoping. Diziam que a urina para os exames após cada partida não era fornecida pelos jogadores, que ingeriam fortes doses de anfetaminas. Um homem teria sido contratado só para fazer xixi nos lugar dos atletas.

  • Vapt-vupt

    A substituição mais rápida da história das Copas aconteceu em 10 de junho de 1978. O técnico Enzo Bearzot, da seleção italiana, trocou Mauro Bellugi por Antonello Cuccureddu depois de apenas seis minutos de jogo.

  • Gêmeos em campo

    Os irmãos Frank e Ronald de Boer, titulares da Holanda nas Copas de 1994 e 1998, não foram os primeiros gêmeos a defender o país em um Mundial. Em 1978, Willy e René van der Kerkhof estavam na seleção que foi vice-campeã mundial.

  • Jogo duplo

    Outro holandês, Brandts, também entrou para a história em 1978. Holanda e Itália se enfrentaram. Aos 18min do 1º tempo, Brandts abriu o placar para os italianos, com um gol contra. Aos 5min da etapa final, a Holanda empatou, com Brandts. A Holanda venceu por 2 a 1 e avançou à final, e Brandts se tornou o primeiro atleta a marcar pelas duas equipes em uma mesma partida.

  • França alviverde

    Na partida contra a Hungria, em 10 de junho, a França não jogou com o uniforme titular. Ambas as equipes entraram em campo com camisas brancas e esqueceram o uniforme reserva. Os franceses perderam na sorte e tiveram de jogar com camisas listradas de verde e branco, que pegaram emprestadas de um time amador de Mar del Plata. E mesmo assim venceram por 3 a 1.

  • Só cinco fora

    O Brasil utilizou 17 dos 22 jogadores convocados para a Copa. Apenas quatro atletas disputaram todos os jogos completos: Leão, Oscar, Amaral e Batista.

  • Triste ironia

    Em 10 de julho de 1977, um jornal paulistano havia publicado reportagem cujo título era: "O Peru está sempre ajudando o Brasil". Ironicamente, o Peru 'eliminou' o Brasil da Copa.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos