Curiosidades

Marca registrada: Bellini foi o primeiro a erguer a taça com as mãos, graças a pedido dos fotógrafos

Marca registrada

Bellini foi o primeiro a erguer a taça com as mãos, graças a pedido dos fotógrafos

Medida antiga: Pelé e Garrincha foram lançados no time com mistério, tática de Feola

Medida antiga

Pelé e Garrincha foram lançados no time com mistério, tática de Feola

Rei fora?: Com uma distensão nos ligamentos, por pouco Pelé não ficou de fora do Mundial

Rei fora?

Com uma distensão nos ligamentos, por pouco Pelé não ficou de fora do Mundial

Torcida em casa: 63% dos ingressos para jogos da Copa foram vendidos, tudo por causa da TV

Torcida em casa

63% dos ingressos para jogos da Copa foram vendidos, tudo por causa da TV

  • Destino traçado

    Os dirigentes do Brasil esqueceram de mandar para a Fifa a numeração dos jogadores para a disputa da competição. A entidade, então, precisou definir a numeração dos brasileiros. Por obra do acaso, o reserva Pelé recebeu a camisa 10 e eternizou o número logo em seguida.

  • Bênção

    A Irlanda do Norte quase não participou da Copa. Tudo porque a religião anglicana proibia atividades físicas aos domingos. Foi necessário que o clero local autorizasse a participação dos jogadores, que assim viajaram para a Suécia com a consciência tranquila.

  • Morreram na praia

    Diversos países favoritos fracassaram nas eliminatórias. Holanda, Espanha, Uruguai e Itália, por exemplo, ficaram pelo caminho.

  • Deus salve a rainha!

    A Copa de 1958 foi a única que teve a presença de todas as seleções do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte).

  • A 500ª vez

    O gol número 500 da história das Copas foi marcado pelo escocês Robert Collins, aos 29min do segundo tempo do jogo entre sua seleção e o Paraguai. A partida terminou com a vitória dos paraguaios por 3 a 2. Apesar da marca histórica, a Escócia foi mal e deixou a Copa em 14º lugar.

  • Três minutos assombrosos

    Após 3min do início do jogo contra a União Soviética, o Brasil vencia por 1 a 0 e já havia chutado duas bolas na trave - ambas após belas jogadas de Garrincha: primeiro, deixou um rival no chão com sua ginga e chutou forte; depois, driblou dois e tocou para Pelé acertar a trave.

  • E agora?

    Após o primeiro empate sem gols da história das Copas, entre Brasil e Inglaterra, na primeira fase, os jogadores ficaram sem saber o que fazer em campo. Alguns acharam que o árbitro iria levar o jogo para a prorrogação.

  • Menino prodígio

    Pelé se tornou o mais jovem jogador a marcar um gol na Copa do Mundo quando balançou a rede na partida contra País de Gales. Ele tinha 17 anos e 239 dias. Pelé também é o mais jovem jogador a ser campeão do mundo.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos