Curiosidades

Peito de aço: Vavá foi o 1º jogador a marcar gols em duas finais consecutivas de Copa, em 1958 e 1962

Peito de aço

Vavá foi o 1º jogador a marcar gols em duas finais consecutivas de Copa, em 1958 e 1962

Jogo sujo: O duelo entre Chile e Itália em 1962 ficou conhecido como a 'Batalha de Santiago'

Jogo sujo

O duelo entre Chile e Itália em 1962 ficou conhecido como a 'Batalha de Santiago'

Vira-casacas: Puskas, Mazzola e Santamaria defenderam uma 2ª nação na Copa

Vira-casacas

Puskas, Mazzola e Santamaria defenderam uma 2ª nação na Copa

Miss capitão: Mauro foi apelidado pela Miss Brasil Marta Rocha por sua 'beleza e elegância'

Miss capitão

Mauro foi apelidado pela Miss Brasil Marta Rocha por sua 'beleza e elegância'

  • De roupa e tudo

    Contundido, Pelé não participou da vitória contra a Espanha por 2 a 1, que classificou o Brasil para as quartas de final. Após a partida, emocionado, Pelé foi ao vestiário abraçar o seu substituto, Amarildo. Quando chegou lá, Amarildo estava tomando banho. Pelé não teve dúvidas: mesmo vestido, e ainda chorando, entrou debaixo da ducha para abraçar Amarildo.

  • Homenagem póstuma

    O chileno Manuel Molina Gonzalez, de 17 anos, estava ouvindo pelo rádio a partida entre Uruguai e Iugoslávia. Gonzalez torceu pelos uruguaios, que foram derrotados por 3 a 1. O rapaz, então, sofreu um ataque cardíaco e morreu. Ao ser informada do caso, a delegação uruguaia deixou a concentração e foi à casa do jovem chileno para prestar-lhe as últimas homenagens.

  • Aposta infeliz

    Gina de Venegas, uma chilena de 30 anos, apostou contra seu próprio país na partida contra a União Soviética. Como os chilenos venceram, Gina teve de pular, de roupa e tudo, na fonte da praça Bulnes, sob uma temperatura de 5ºC.

  • Superstição pouca...

    Na tribuna de imprensa, após a vitória inaugural, todos os jornalistas brasileiros eram obrigados a trabalhar com a roupa daquele primeiro jogo. Quem mudasse uma peça qualquer era impedido pelos companheiros de entrar.

  • Do campo ao banco

    Aymoré Moreira foi o primeiro ex-jogador da seleção brasileira a assumir o cargo de técnico. Quando atleta, ele atuava como goleiro.

  • ... é bobagem

    Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação, usou o mesmo terno marrom para viajar a Suécia, em 1958, e ao Chile, quatro anos depois.

  • Onde estava a carrocinha?

    A partida entre Brasil e Inglaterra foi paralisada várias vezes pelo árbitro devido às constantes invasões de campo por..... cachorros! Quem solucionou o problema na primeira vez foi o jogador inglês Greaves, que ficou de quatro e foi se aproximando do assustado bichinho. O segundo, ninguém pegou.

  • Preocupação

    Na manhã da semifinal contra o Chile, a comissão técnica brasileira saiu para comprar salame, mortadela, queijo e pão. Os jogadores almoçaram apenas sanduíches. Como o jogo era contra os donos da casa, a seleção estava com medo de que algo pudesse ser colocado na comida do hotel em que o time estava hospedado.

  • Selo comemorativo

    A Fifa promoveu um concurso para escolher o desenho do selo comemorativo da Copa do Mundo. O vencedor foi um jovem chileno de apenas 14 anos: Eduardo Berroeta Reyes.

  • Tecnologia

    Essa foi a primeira Copa vista pelos brasileiros em videoteipe. As fitas chegavam de avião e eram exibidas dois dias depois da realização das partidas da seleção brasileira.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos