Campeão

Sem Pelé, Garrincha vira 'Rei' e dá à seleção brasileira o título da Copa do Mundo

Brasil - Brasão

Brasil Sem Pelé, Garrincha vira 'Rei' e dá à seleção brasileira o título da Copa do Mundo

Com a contusão de Pelé no segundo jogo da primeira fase, o Brasil dependeu de outro craque para levantar pela segunda vez o troféu de campeão mundial: Mané Garrincha. Com dribles desconcertantes, irreverência, cruzamentos precisos e chutes poderosos, o "gênio das pernas tortas" encantou os chilenos e foi considerado o melhor jogador do torneio.

Apesar de contar com uma verdadeira legião de craques, a seleção brasileira não fugiu à regra da primeira fase da Copa: o equilíbrio - nenhuma equipe conseguiu obter 100% de aproveitamento. Ainda com Pelé em campo, o Brasil estreou com uma vitória magra (2 a 0) sobre a modesta equipe do México.

Em seguida, empatou sem gols com a Tchecoslováquia no jogo em que perdeu seu principal jogador - aos 28min do primeiro tempo, Pelé arriscou um chute de fora da área, deu um grito e foi ao chão. Um estiramento o tirou do resto da competição. O trono estava vago.

A terceira partida foi uma das mais nervosas e difíceis para os campeões. Precisando ao menos de um empate para seguir na Copa, a seleção brasileira saiu atrás da Espanha e só alcançou a virada graças a duas "mãozinhas" do árbitro chileno Sergio Bustamante.

Primeiro, ele não marcou pênalti claro de Nílton Santos em Collar - esperto, o lateral deu um passo para fora da área após cometer a falta e enganou o juiz. Na sequência do lance, Peiró acertou uma bela bicicleta. Mas Bustamante anulou o que seria o segundo gol espanhol marcando jogo perigoso.

Depois de muito tentar, o Brasil chegou ao empate aos 27min. Zagallo fez jogada de linha de fundo e cruzou para Amarildo completar. O resultado eliminava a Espanha, que se mandou para o ataque. Aproveitando os espaços que surgiram, Garrincha finalmente começou a brilhar. Ele passou por três marcadores e cruzou para Amarildo decretar a vitória por 2 a 1.

O show de Garrincha continuou nas quartas de final, diante dos ingleses. Ele fez dois gols - o primeiro deles de cabeça, algo raro na carreira do ponta - e iniciou a jogada do outro, marcado por Vavá. A dupla funcionou de novo diante do anfitrião Chile na semifinal - dois de Garrincha, dois de Vavá e goleada por 4 a 2.

Quando o lugar na final já estava assegurado, Garrincha perdeu a cabeça. Deu um chute no lateral Eladio Rojas, que estava caído, e foi expulso. Teoricamente, ele teria que cumprir suspensão automática e estaria fora da final. Mas o árbitro peruano Arturo Yamazaki não relatou o episódio na súmula, o bandeira uruguaio Esteban Marino "sumiu", e Garrincha foi absolvido por falta de provas.

Com o Mané no time, o Brasil enfrentou a Tchecoslováquia, única equipe que não havia vencido na Copa, na decisão. Masopust inaugurou o placar para os tchecos aos 15min do primeiro tempo. Os brasileiros empataram dois minutos depois, com Amarildo. No segundo tempo, Zito e Vavá viraram o jogo e transformaram o país no terceiro bicampeão mundial de futebol da história.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
6
Gols marcados
15
Gols sofridos
5
Jogos de Pelé na Copa
2
Idade de Nílton Santos
37
  • "É mais difícil assistir do que jogar. Espero nunca mais ficar contundido e ter que passar por uma situação semelhante" Pelé, um dia após o título

Data Fase Jogos
30/05/1962 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 0 México - Bandeira México
02/06/1962 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 0 x 0 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia
06/06/1962 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 1 Espanha - Bandeira Espanha
10/06/1962 Quartas Brasil Brasil - Bandeira 3 x 1 Inglaterra - Bandeira Inglaterra
13/06/1962 Semifinal Brasil Brasil - Bandeira 4 x 2 Chile - Bandeira Chile
17/06/1962 Final Brasil Brasil - Bandeira 3 x 1 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos