Campeão

Em Copa do Mundo chata, alemães usam frieza para ganhar o tri

Alemanha - Brasão

Alemanha Em Copa do Mundo "chata", alemães usam frieza para ganhar o tri

Depois de dois vice-campeonatos consecutivos, a Alemanha Ocidental finalmente pôde comemorar, na Itália, em 1990, o seu terceiro título mundial. E a conquista veio em um momento histórico importante: o muro de Berlim caíra um ano antes, dando início ao processo de reunificação do país - foi a última vez que as Alemanhas competiram separadas no futebol.

Com uma defesa sólida e a criatividade ofensiva garantida pela boa fase de Lothar Matthäus, a seleção alemã se vingou de seus algozes nas duas Copas anteriores. Venceu na final a Argentina, que lhe havia tomado o título quatro anos antes. De quebra, levantou a taça na casa dos italianos, vitoriosos na decisão de 1982.

Nas eliminatórias, a Alemanha Ocidental não teve moleza. Em um grupo com Holanda, Finlândia e País de Gales, ficou em segundo lugar, atrás dos holandeses, então atuais campeões europeus. Mas o sorteio dos grupos foi generoso com os alemães, que ficaram ao lado de Iugoslávia, Colômbia e Emirados Árabes no Grupo D.

Bastaram duas rodadas para eles mostrarem que vinham para brigar pelo título novamente - 4 a 1 na Iugoslávia e 5 a 1 nos Emirados Árabes, com destaque para os atacantes Klinsmann e Voeller. Com lugar assegurado nas oitavas de final, a seleção alemã diminuiu o ritmo e ficou no empate em 1 a 1 com a equipe da Colômbia.

A boa campanha não livrou a Alemanha de um confronto indigesto nas oitavas de final: a Holanda, de Gullit e Van Basten. Os alemães saíram na frente e seguraram a vitória por 2 a 1, com gols de Klinsmann e Brehme. Na sequência, vitória por 1 a 0 sobre a Tchecoslováquia, com um gol de Matthäus.

Já na semifinal, os alemães toparam com a arquirrival Inglaterra. Em partida bastante equilibrada, Brehme abriu o placar aos 14min do primeiro tempo, mas Lineker empatou ainda antes do intervalo. O placar seguiu empatado, e a vaga foi decidida os pênaltis. Os alemães foram mais precisos e venceram por 4 a 3.

Na decisão, a Alemanha não deu chances à Argentina, desfalcada de alguns jogadores suspensos, como o atacante Caniggia. Com uma forte marcação sobre Maradona, os alemães foram melhores, mas esbarraram na boa defesa argentina e no goleiro Goycoechea.

O gol do título só veio aos 39min do segundo tempo, após Sensini cometer pênalti em Voeller. Coube a Brehme, um dos melhores jogadores de toda a Copa, fazer a cobrança e colocar a Alemanha no seleto grupo dos tricampeões mundiais.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
15
Gols sofridos
5
Cartões amarelos
8
Cartões vermelhos
1
Idade de Matthäus
29
  • "Depois da final, caminhei sozinho pelo gramado. Por quê? Não sei explicar. Naquele momento acordei de um sonho." Franz Beckenbauer, técnico da seleção alemã na Copa de 1990

Data Fase Jogos
10/06/1990 1ª fase Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 4 x 1 Iugoslávia - Bandeira Iugoslávia
15/06/1990 1ª fase Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 5 x 1 Emirados Árabes - Bandeira Emir. Árabes
19/06/1990 1ª fase Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 1 x 1 Colômbia - Bandeira Colômbia
24/06/1990 Oitavas Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 2 x 1 Holanda - Bandeira Holanda
01/07/1990 Quartas Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 1 x 0 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia
04/07/1990 Semifinal Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 1 (4) x 1 (3) Inglaterra - Bandeira Inglaterra
08/07/1990 Final Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental - Bandeira 1 x 0 Argentina - Bandeira Argentina


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos