Campeão

Raça, catimba e suspeitas marcam primeiro título argentino na Copa do Mundo

Argentina - Brasão

Argentina Raça, catimba e suspeitas marcam primeiro título argentino na Copa do Mundo

A suspeita de que a Copa havia sido arranjada para que a equipe anfitriã fosse a vencedora marcou para sempre o Mundial de 1978, na Argentina. A ditadura militar do general Jorge Videla via no evento uma chance de "compensar" a forte repressão imposta aos cidadãos. Para que o plano funcionasse, porém, a vitória argentina era essencial. E, em campo, as dúvidas foram grandes.

Os favoritos para vencer a competição eram a Alemanha Ocidental (campeã em 1974), Holanda (vice) e o Brasil, além dos próprios donos da casa. A primeira fase transcorreu quase sem problemas, mas, em campo, nenhuma dessas equipes apresentou um grande futebol.

A Argentina não tinha um 'supertime' ou um jogador excepcional como Diego Maradona - que já se destacava, mas não foi convocado pelo técnico César Luís Menotti por ser "jovem demais" (17 anos). Mas contava com bons atletas como o goleiro Ubaldo Fillol, o capitão Daniel Passarella, o meia Osvaldo Ardiles e o artilheiro Mario Kempes.

Apesar disso, a seleção da casa não começou tão bem assim. Após vencer Hungria e França pelo mesmo placar (2 a 1), a Argentina perdeu sua invencibilidade diante da Itália, por 1 a 0, na terceira rodada. Com isso, caiu no mesmo grupo do Brasil na fase semifinal, ao lado ainda de Peru e Polônia.

Apenas uma equipe iria para a decisão, e os rivais sul-americanos chegaram à última rodada empatados. Estranhamente, o jogo do Brasil começou antes. A seleção fez 3 a 1 na Polônia, resultado que obrigava os anfitriões a vencer o Peru por quatro ou mais gols de diferença. Em jogo cercado de suspeitas, a Argentina massacrou por 6 a 0. O goleiro peruano Quiroga, nascido na Argentina, foi acusado de facilitar a vida dos adversários pelos próprios companheiros.

Os argentinos classificaram-se assim para a segunda final de sua história - perderam a primeira para o Uruguai em 1930. A rival era a Holanda, que enfrentaria os donos da casa na decisão da Copa pela segunda vez seguida - havia sido derrotada pela Alemanha Ocidental quatro anos antes.

Aos 38min, Leopoldo Luque fez boa jogada e tocou para Kempes abrir o placar para os sul-americanos. Os holandeses voltaram melhor no segundo tempo. Comandados por Rene van der Kerkhof, levavam perigo ao gol, mas esbarravam em Fillol. A pressão continuou até os 37min, quando Nanninga, reserva, cabeceou com precisão.

Aos 44min, Resenbrink acertou o travessão dos argentinos e calou o estádio Monumental. A bola, caprichosamente, não entrou. Na prorrogação, valeu a "catimba" da Argentina, que soube aproveitar o tempo de bola e a força da torcida. Aos 15min do primeiro tempo, Kempes colocou o time da casa em vantagem e ainda se isolou na artilharia do torneio. A quatro minutos do final da prorrogação, Bertoni fez mais um e garantiu o título argentino.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
15
Gols sofridos
4
Jogadores que marcaram
6
Cartões amarelos
4
Cartões vermelhos
0
  • "O Brasil não fez 3 a 0 em cima do Peru? Nós dependíamos de quatro gols e aproveitamos todas as chances." Ubaldo Fillol, goleiro argentino, sobre a polêmica vitória em cima do Peru

Data Fase Jogos
02/06/1978 1ª fase Argentina Argentina - Bandeira 2 x 1 Hungria - Bandeira Hungria
06/06/1978 1ª fase Argentina Argentina - Bandeira 2 x 1 França - Bandeira França
10/06/1978 1ª fase Itália Itália - Bandeira 1 x 0 Argentina - Bandeira Argentina
14/06/1978 2ª fase Argentina Argentina - Bandeira 2 x 0 Polônia - Bandeira Polônia
18/06/1978 2ª fase Argentina Argentina - Bandeira 0 x 0 Brasil - Bandeira Brasil
21/06/1978 2ª fase Argentina Argentina - Bandeira 6 x 0 Peru - Bandeira Peru
25/06/1978 Final Argentina Argentina - Bandeira 3 x 1 Holanda - Bandeira Holanda


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos