Campeão

Seleção se recupera, vence a desconfiança e dá a volta por cima

Brasil - Brasão

Brasil Seleção se recupera, vence a desconfiança e dá a volta por cima

Depois de quatro anos conturbados, em que perdeu a hegemonia do futebol mundial para a França e colecionou vexames - o maior deles a derrota para Honduras na Copa América -, a seleção brasileira se recuperou em grande estilo na Copa do Mundo de 2002. Desacreditada por torcedores e críticos, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari deu a volta por cima e conquistou o pentacampeonato para o Brasil, com direito a recordes e feitos marcantes.

A seleção levou o caneco com a melhor campanha de todos os tempos, encerrando o torneio com sete vitórias em sete jogos disputados. Outras três seleções, entre elas o Brasil de 1970, já haviam sido campeãs com 100% de aproveitamento, mas nenhuma delas entrou tantas vezes em campo para chegar à conquista.

Dono de um ataque letal (18 gols), comandado por alguns dos melhores jogadores do mundo na época - o trio de "Erres" formado por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho -, o time brasileiro construiu aos poucos uma sólida defesa, que sofreu apenas quatro gols - somente um deles nos "mata-matas". Essa combinação rendeu ao Brasil o melhor saldo de gols de um campeão na história das Copas (14).

O maior responsável por esse balanço positivo foi o atacante Ronaldo, que passara os dois anos anteriores praticamente sem jogar, recuperando-se de duas sérias contusões no joelho. Com a confiança do treinador, o Fenômeno só não marcou no duelo contra a Inglaterra e decidiu a final contra a Alemanha, anotando os dois gols da partida.

No total, Ronaldo balançou as redes oito vezes. O último a conseguir tantos gols em uma mesma edição de Mundial havia sido o alemão Gerd Müller, autor de dez em 1970. Desde a Copa de 1974, na Argentina, nenhum jogador superava a barreira dos seis gols. Além disso, Ronaldo (que marcara quatro em 1998) se igualou a Pelé em número de gols feitos no torneio, com 12.

Em campo, o time não chegou a ser brilhante como em ocasiões anteriores. Em pelo menos duas oportunidades, contra Turquia (na primeira fase) e Bélgica (nas oitavas), contou com uma providencial ajuda da arbitragem para vencer seus adversários. Mas mesmo nos momentos mais difíceis demonstrou segurança e tranquilidade, como ao sair perdendo o duelo contra a Inglaterra pelas quartas de final.

Na decisão, não se intimidou diante da poderosa Alemanha, recordista de participações em finais ao lado do Brasil (sete cada). No primeiro encontro entre os dois países de melhor retrospecto histórico na competição, a qualidade técnica dos brasileiros fez a diferença. Em dois lances de Ronaldo e Rivaldo, a seleção fez 2 a 0 e garantiu o penta.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
18
Gols sofridos
4
Vitórias
7
Chutes de Ronaldo a gol
21
Faltas cometidas por Cafu
19
  • "Joguei 14 partidas em Copas com a camisa 10 do Brasil. Estou certo de que, no futuro, as pessoas se lembrarão do Rivaldo." Rivaldo, sobre seu papel na campanha vitoriosa da seleção brasileira

Data Fase Jogos
03/06/2002 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 2 x 1 Turquia - Bandeira Turquia
08/06/2002 1ª fase Brasil Brasil - Bandeira 4 x 0 China - Bandeira China
13/06/2002 1ª fase Costa Rica Costa Rica - Bandeira 2 x 5 Brasil - Bandeira Brasil
17/06/2002 Oitavas Brasil Brasil - Bandeira 2 x 0 Bélgica - Bandeira Bélgica
21/06/2002 Quartas Inglaterra Inglaterra - Bandeira 1 x 2 Brasil - Bandeira Brasil
26/06/2002 Semifinal Brasil Brasil - Bandeira 1 x 0 Turquia - Bandeira Turquia
30/06/2006 Final Brasil Brasil - Bandeira 2 x 0 Alemanha - Bandeira Alemanha


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos